O Palmeiras é considerado o Campeão do Século XX do Futsal Brasileiro pela Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), tamanha a força do clube na modalidade. Tradicional formador de atletas, o Verdão lidera o ranking das categorias de base em São Paulo e segue acumulando conquistas a cada temporada. Ao longo da história, iniciada no clube em 1955 como um dos fundadores da FPFS, a equipe adulta já venceu torneios em nível estadual, nacional e até internacional, como a Copa Intercontinental de 1981 (correspondente Campeonato Mundial organizado pela FIFA desde 2004).
Atualmente, o clube oferece aulas para meninas a partir de 10 anos de idade até a categoria adulta e para meninos entre 10 e 15 anos de idade, com diversas opções de dias e horários. Os alunos que se destacam na escolinha podem até conseguir uma transição para as equipes de base que disputam os campeonatos oficiais pelo Palmeiras.
Com regras adaptadas do futebol de campo, o futsal surgiu na década de 30 no Uruguai e hoje em dia chega a ser mais praticado no Brasil do que o próprio futebol, já que as quadras são mais comuns e fáceis de serem encontradas do que os gramados. Como a quadra lisa de madeira ou de material sintético oferece pouca resistência, o jogo de futsal é mais veloz, cheio de fintas e dribles, ajudando a desenvolver a coordenação motora e a habilidade de crianças. Uma partida dura 40 minutos, divididos em dois tempos de 20. Cada um dos dois times tem cinco jogadores, com sete reservas e sem limites para substituições.