Departamento de Comunicação

Atual campeão da Libertadores, o Verdão deu início a busca de seu terceiro título do Continental (o primeiro foi em 1999) na noite desta quarta-feira (21), no Estádio Monumental de Ate, em Lima, no Peru, pela primeira rodada da fase de grupos da edição atual, contra o Universitário-PER. O Verdão saiu vitorioso por 3 a 2 com um enredo inusitado: saiu na frente com Danilo, aos 19 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio e desvio de Alan Empereur (Universário 0x1 Palmeiras), e ainda ampliou a vantagem com Raphael Veiga, com passe de Rony em construção de jogada iniciada pelo zagueiro Luan (Universitário 0x2). Entretanto, quando tudo parecia resolvido, o zagueiro Alan Empereur foi expulso, aos 18 da etapa final e, com dez em campo, logo no minuto seguinte, o Verdão já sofreu o primeiro gol, marcado por Gutiérrez, de cabeça, após o jogador ganhar pelo alto depois de uma cobrança de falta (Universitário 1×2 Palmeiras). Não demorou muito e o Verdão, aos 22, sofreu o gol de empate, novamente com Gutiérrez, desta vez chutando forte no meio do gol (Universitário 2×2 Palmeiras). A redenção veio literalmente no último minuto da partida, aos 49 minutos, quando Renan subiu mais que zaga adversária para cabecear bola oriunda de cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa (Universitário 2×3 Palmeiras).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, o Verdão segue com 100% de aproveitamento atuando contra o Universitario-PER, no Peru, pela Libertadores. Antes deste, haviam sido dois jogos e duas vitórias do Alviverde atuando contra o Universitario-PER, no Peru, pela Libertadores. Triunfo por 2 a 1, em 1971, e goleada por 5 a 2, em 1979.

No total, Palmeiras e Universitario-PER já se enfrentaram 13 vezes ao longo da história e nunca houve empate. Foram nove vitórias palestrinas contra quatro resultados positivos dos peruanos.

Com a vitória, o Maior Campeão do Brasil também deu sequência ao bom retrospecto recente contra peruanos: acumula agora cinco vitórias seguidas contra peruanos, já que ganhou do Alianza Lima-PER e do Melgar-PER, nos jogos de ida e de volta da fase de grupos da Libertadores de 2018 e 2019, respectivamente – o último revés para um peruano aconteceu na Libertadores de 2013 para o Sporting Cristal-PER, por 1 a 0, no Miguel Grau.

A última vez que o Alviverde havia emplacado cinco triunfos seguidos contra peruanos foi entre 1964 e 1966, em amistosos disputados em Piura e Lima, no Peru. Já entre 1961 e 1962, o Palmeiras atingiu o recorde de vitórias seguidas contra times do Peru em toda a sua história: nove, somadas diante do próprio Universitario-PER e também contra Alianza Lima-PER, Sport Boys-PER, Club Centro Deportivo Municipal-PER e Sporting Cristal-PER.

O Palmeiras, aliás, tem um retrospecto avassalador contra times peruanos: 15 jogos, 13 vitórias, apenas 2 derrotas, 43 gols marcados e 13 sofridos. Os times peruanos que já mediram forças com o Verdão na Libertadores são: Alianza Lima-PER, Melgar-PER, Sport Boys-PER, Sporting Cristal-PER e o próprio Universitário-PER.

Este resultado positivo contribuiu, inclusive, para ampliar o recorde do Palmeiras invicto fora de casa, que é o atual: o clube alviverde não perde atuando fora de casa na Libertadores desde a derrota para o San Lorenzo-ARG por 1 a 0, em Buenos Aires (ARG), pela fase de grupos em 2019. Já são dez jogos, com sete vitórias e três empates. Os números não contabilizam o duelo com o Santos na final de 2020 por ter sido disputada em campo neutro, no Maracanã.

Com a vitória, o Alviverde se isolou na primeira colocação como o time brasileiro com mais triunfos na história da Libertadores, agora com 109, ultrapassa o Grêmio, já eliminado desta edição na pré-Libertadores para o Independiente Del Valle, com 108 triunfos ao todo.

De quebra, o retrospecto desta noite fez aumentar ainda outro recorde que já pertencia ao Palmeiras: o de clube brasileiro com mais vitórias fora de casa na história da Libertadores: agora são 41 triunfos! Nos últimos 18 compromissos como visitante, foram 13 vitórias, três empates e apenas duas derrotas.

O Maior Campeão do Brasil não perde em uma estreia de Libertadores desde 1979 – de lá para cá, foram 15 jogos, com 12 vitórias, 3 empates, 38 gols marcados e 14 gols sofridos. O último revés na primeira rodada ocorreu diante do São Paulo, por 2 a 0, na edição de 1974. Na temporada passada, a estreia foi com triunfo por 2 a 0 sobre o Tigre-ARG, na Argentina, gols de Luiz Adriano e Willian.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Wesley, 35/2ºT), Luan, Gustavo Gómez, Alan Empererur e Victor Luis (Lucas Esteves, 28/2ºT); Danilo, Patrick de Paula (Gustavo Scarpa, 35/2ºT), e Raphael Veiga (Danilo Barbosa, 23/2ºT); Rony e Luiz Adriano (Renan, 23/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

GOLS: Danilo (19 ’1ºT) (0-1), Raphael Veiga (6 ’2ºT) (0-2); Gutiérez (19 ’2ºT) (1-2); Gutiérez (22 ’2ºT) (2-2) e Renan (49 ’2ºT) (2-3)

Cartões amarelos (SEP): Alan Empereur, Patrick de Paula, Danilo Barbosa e Renan

Expulsão (SEP): Alan Empereur, 18 do 2’T (segundo amarelo)