Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Atlético-GO pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2020, no Allianz Parque. O Verdão abriu o placar com o lateral uruguaio Viña, aos 21 minutos, com um golaço no ângulo, mas sofreu o gol de empate com Matheus Vargas, aos 42 minutos também da primeira etapa.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o empate, o Verdão chegou a 11 jogos sem perder pelo Brasileiro em sua casa (e a seis no retrospecto geral dentro da arena). A série invicta pelo Brasileiro foi constituída diante do Atlético-MG (3×0), Fluminense (2×0), Athletico-PR (3×0), Bahia (3×0), Bragantino (1×0), Grêmio (1×1), Corinthians (4×0), Vasco (1×1), Botafogo-RJ (1×1), Fortaleza (3×0) e, agora, Atlético-GO (1×1), sendo que estes últimos seis jogos são os que representam a invencibilidade por qualquer competição no estádio.

O jogo da noite desta segunda-feira marcou o retorno do atacante Wesley, que no jogo anterior esteve no banco de reservas pela primeira vez nas últimas 31 partidas do time (pouco mais de três meses), desde que se machucou no jogo do dia 05 de novembro, contra o Red Bull Bragantino, partida em que precisou ser substituído aos 18 minutos – aquele jogo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, foi a estreia de Abel Ferreira e valeu classificação às quartas do Nacional (o Verdão venceu por 1 a 0 no Allianz Parque). A Cria da Academia promovida na temporada atual (início de 2020) passou por cirurgia no joelho esquerdo e agora está recuperada.

Além de Weverton, destaque individual nas defesas, e Matías Viña, autor do gol que quase marcou outra vez (chutou de longe no segundo tempo, levando muito perigo ao gol de Maurício Kozlinski), Zé Rafael terá este empate como uma partida especial, pois foi o jogo em que o camisa 8 completou 100 partidas pelo Maior Campeão do Brasil. O camisa 8 vem acumulando ótimas atuações na temporada.

Outra estatística decorrente do resultado desta noite chama a atenção. Juntos, os auxiliares do técnico Abel Ferreira estão invictos sempre que comandaram o time na ausência do treinador, como no caso de hoje (suspenso pelo acúmulo do terceiro cartão amarelo). Os jogos comandados pelos auxiliares totalizam quatro empates e uma vitória. Foram eles: Ceará 2×2 Palmeiras no Castelão, em 18/11, resultado que valeu classificação do Verdão às semifinais da Copa do Brasil, com Vitor Castanheira (na ocasião, Abel Ferreira estava suspenso e João Martins, substituto imediato de Abel, estava infectado com coronavírus); depois, com João Martins (nessa ocasião, João já estava curado da Covid-19 e era Abel quem havia contraído a doença), o Palmeiras  empatou por 2 a 2 com o Santos, em 05/12 (fora de casa, pelo Brasileiro), com o Libertad-PAR, por 1 a 1 em 08/12 (fora de casa, pela Libertadores), venceu do Bahia por 3 a 0, em 12/12, (em casa, pelo Brasileiro) e, agora, empatou com o Atlético-GO, por 1 a 1 (em casa, pelo Brasileiro).

Ao todo, são quatro jogos de João Martins (uma vitória e três empates) e um duelo dirigido por Vitor Castanheira (um empate que valeu classificação na Copa do Brasil). Considerando toda a era Abel Ferreira (incluindo jogos comandados pelo treinador e pelos auxiliares), foram 33 partidas disputadas: 16 vitórias, dez empates e sete derrotas.

Coletivamente, apesar do gol sofrido, o Palmeiras segue com a melhor defesa dentre os clubes brasileiros que estão na elite do futebol nesta temporada (ou seja, os que compoõem a Série A), levando em consideração partidas disputadas por quaisquer competições oficiais (estaduais, nacionais, continentais e outros torneios federados): no geral da temporada, a média de 0,71 gol sofrido por partida de campeonato (53 gols em 74 jogos, sem contar torneios amistosos) coloca o Verdão na primeira posição entre os clubes com menor índice de gols sofridos no ano, superando o Internacional, com 0,84 (56 gols em 67 jogos).

De todas as equipes da elite do futebol brasileiro na temporada de 2020, aliás, o Palmeiras é o único clube que conseguiu disputar todos os jogos possíveis até aqui, pois avançou em todos os torneios dos quais participou: Florida Cup, Paulista, Copa do Brasil e Libertadores, além do próprio brasileiro, que já iria disputar as 38 partidas independentemente de seu desempenho, e da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020, que, mesmo perdendo a semifinal contra o Tigres-MEX, ainda voltou a entrar em campo para a disputa do terceiro lugar, completando a grade de atuação nos jogos possíveis. São, ao todo, 76 partidas até aqui, com 38 vitórias, 25 empates, 13 derrotas, 119 gols marcados e 54 gols sofridos.