Departamento de Comunicação

Embora o Campeonato Brasileiro esteja em sua 37ª rodada, Palmeiras e São Paulo colocaram em dia jogo em atraso pela 34ª rodada do Nacional – na semana passada, por estar no Catar na disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Verdão, além do duelo contra o Tricolor, também não pôde enfrentar o Coritiba naquela ocasião pela 35ª rodada – contra o Coxa, o duelo foi colocado em disputa na última quarta-feira (17).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

E na noite desta sexta-feira, no Morumbi, as equipes empataram por 1 a 1 – o São Paulo saiu na frente com gol de Luciano, de pênalti, aos 28 do segundo tempo, em jogada analisada pelo VAR, que constatou braço de Mayke na bola dentro da área. Entretanto, a polêmica da partida ficou pelo fato de o zagueiro tricolor Bruno Alves também ter cometido uma clara penalidade em Luiz Adriano no primeiro tempo, esta, porém, não teve interferência do VAR, mesmo o árbitro Leandro Pedro Vuaden, que não apitou a infração, estando longe do lance.

O Palmeiras buscou o empate com Rony, nos acréscimos, após receber bola pela esquerda, enfrentar Juanfran e vencer do goleiro Volpi, batendo de pé direito, de dentro da área, sem chances para o goleiro são paulino.

Desde que Gustavo Gómez e Deyverson marcaram os gols diante do São Paulo por 2 a 0 pelo Brasileiro de 2018, quebrando um jejum sem vitórias sobre o rival no local desde 2002 (um total de 24 jogos), o Palmeiras nunca mais perdeu no Morumbi contra o São Paulo: voltou a jogar outras duas vezes, empatando por 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente, ambos em 2019 (no 1 a 1, Dudu fez o do Verdão). Portanto, foram apenas contra o São Paulo a série invicta atual é de quatro jogos (uma vitória e três empates), igualando desta forma a maior série sem reveses no estádio do Morumbi contra o Tricolor neste século, quando, entre 2001 e 2002, o time também obteve quatro jogos invictos (com duas vitórias e dois empates).

E se for considerar o duelo no Morumbi pelo Brasileiro da atual temporada, contra o Santos, no qual o Palmeiras foi mandante, são cinco jogos invictos no local, independentemente do adversário (duas vitórias e três empates, pois, na ocasiã, o Alviverde bateu o Peixe por 2 a 1 em 23/08, com gols de Luiz Adriano e Patrick de Paula).

Vale destacar que o Palmeiras paga o preço por ter sido um bom time na temporada. Pelo fato de ir avançando a todos os jogos possíveis nas fases decisivas do Estadual, da Libertadores (campeão) e da Copa do Brasil (finalista), além do próprio Brasileiro, que já iria disputar as 38 partidas independentemente de seu desempenho, e da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020, que, mesmo perdendo a semifinal contra o Tigres-MEX, ainda voltou a entrar em campo para a disputa do terceiro lugar, completando a grade de atuação nos jogos possíveis, o Verdão tenta se organizar em meio à maratona de jogos que dos quais vem participando.

Incluindo o torneio amistoso da Florida Cup no início da temporada 2020, foram até aqui, ao todo, 75 partidas referentes ao ano de 2020 (mesmo as disputadas em 2021 por competições de 2020), com 38 vitórias, 24 empates, 13 derrotas, 118 gols marcados e 53 gols sofridos.

ABEL FERREIRA: INVICTO EM CLASSICOS

Desde que chegou ao Verdão, no início de novembro de 2020, Abel Ferreira já acumula atuação contra os três rivais: primeiro contra o Corinthians, pelo Brasileirão, quando o time palmeirense goleou o rival alvinegro por 4 a 0 no dia 18 do último mês, no Allianz Parque (dois gols de Raphael Veiga e outros dois de Luiz Adriano).

O segundo clássico, ainda mais recentemente, foi contra o Santos, no último dia 30, pela final única da Libertadores no Maracanã: mais uma vitória, desta vez por 1 a 0, com gol de Breno Lopes nos acréscimos – o gol valeu o título do Continental ao Maior Campeão do Brasil.

Agora, Abel comandou o Palmeiras no clássico que faltava e não perdeu: o time do Verdão saiu perdendo do São Paulo com gol do Tricolor aos 28 do segundo tempo, com Luciano, de pênalti, mas buscou o empate nos minutos finais da partida, com Rony, nos acréscimos, após receber bola pela esquerda, enfrentar Juanfran e vencer do goleiro Volpi, batendo de pé direito, de dentro da área, sem chances para o goleiro são paulino.

RONY: ATUAÇÕES RECENTES

Rony vem acumulando ótimas participações em suas últimas partidas pelo time palmeirense. Além deste gol no clássico, que deixou tudo igual, Rony foi fundamental, dentre vários outros lances chave dos quais participou na temporada, no jogo que valeu ao Palmeiras o título da Libertadores da América, quando, nos acréscimos do segundo tempo, o camisa 11 colocou a bola na cabeça de Breno Lopes após lançamento em jogada que originou o gol do título.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan Garcia, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula (Lucas Lima, aos 37’2ºT), Felipe Melo e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 37’2ºT); Rony, Willian (Breno Lopes, aos 15’2ºT) e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

Gol (SEP): Rony, aos 46′ do 2ºT (1-1)

Cartões amarelos (SEP): Abel Ferreira (treinador), João Martins (auxiliar-técnico) e Gustavo Gómez.