Departamento de Comunicação

Rony vem acumulando ótimas participações em suas últimas partidas pelo time palmeirense. Além do gol contra o São Paulo na noite desta sexta-feira (19), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro (o primeiro de Rony em clássico), após passar pela esquerda e receber bola de Gustavo Scarpa, enfrentar o são-paulino Juanfran e vencer do goleiro Volpi, batendo de pé direito, de dentro da área, sem chances para o goleiro tricolor (gol este que deixou o placar igual nos acréscimos), o camisa 11, foi fundamental ao longo da temporada dentre vários outros lances chave dos quais participou: um deles no jogo que valeu ao Palmeiras o título da Libertadores da América, quando, coincidentemente nos acréscimos do segundo tempo, como no caso desta noite, o atacante colocou a bola na cabeça de Breno Lopes após lançamento em jogada que originou o gol do título.

Antes disso, em 30/12, diante do América-MG, jogo que valeu classificação à final da Copa do Brasil após vitória por 2 a 0, no Estádio Independência (Belo Horizonte-MG) – deu uma assistência para o primeiro gol (de Luiz Adriano) e fez o segundo gol; e foi titular diante do River Plate-ARG, fora de casa, marcando o gol que abriu caminho para a vitória por 3 a 0 fora de casa pelo jogo de ida das semifinais do torneio continental. Na vitória mais recente do time pelo Brasileiro fora de casa, 1 a 0 fora de casa diante do Sport, ele participou ao entrar no segundo tempo.

O jogador, aliás, vem de bons números: fez dez gols em suas últimas 23 partidas disputadas (média de 0,43 por jogo neste período). Com dez bolas na rede na temporada atual, Rony é o quarto principal artilheiro do Alviverde em 2020, atrás só de Willian e Raphael Veiga (18) e Luiz Adriano (20). No Brasileirão, ele possui cinco gols e é o quarto principal artilheiro do Verdão no torneio, atrás só de Willian (sete), e de Luiz Adriano (dez) e Raphael Veiga (11).

Na Libertadores, ele fechou sua participação no torneio com cinco bolas na rede – marcados em seus últimos sete jogos disputados na competição –, sagrando-se assim o principal artilheiro do Verdão no Continental, ao lado de Luiz Adriano. O camisa 11 também coroou a edição campeã sendo o garçom máximo da edição 2020 do Continental, dentre todos os clubes, com oito passes a gol, além de ser também o líder isolado em participação em gols no torneio sul-americano, com 13 ações (ou seja, gols e assistências somadas – no caso, oito passes a gol e cinco bolas na rede).

E como deu assistência pela Libertadores no jogo do título (sendo este o seu passe a gol mais recente), somada às oito que já possuía (uma delas pelo Brasileiro, as outras todas pela Libertadores), Rony chegou a nove assistências na temporada atual e, com isso, atualmente é o vice-líder em passes a gols gerais dentre os palmeirenses, atrás de Gabriel Menino, com dez, e à frente de Viña e Gustavo Scarpa (ambos com oito) e de Zé Rafael (com sete).

Dentre o elenco palmeirense, o atleta chegou a 19 participações (ou seja, gols e assistências somadas), com 11 gols e oito passes e, com isso, é o quarto melhor colocado no quesito, atrás só de Raphael Veiga (com 20, 18 gols e duas assistências), de Luiz Adriano e Willian, ambos com 24 (Luiz Adriano tem 20 gols e quatro passes, enquanto Willian soma 18 gols e seis passes).