A Copa dos Campeões teve a sua primeira edição em 2000 e reuniu os vencedores dos principais estaduais e interestaduais do ano, visando determinar um dos quatro representantes brasileiros na Copa Libertadores da América de 2001. O título foi o último da Era Parmalat, parceria firmada em 1992 com a multinacional italiana e que ajudou o clube a conquistar pelo menos 11 títulos de grande importância, como o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994) e a Libertadores (1999).
Luiz Felipe Scolari havia deixado o comando técnico do time um mês antes da estreia, mas seu braço direito, Flávio Teixeira, o Murtosa, permaneceu no Verdão até o final do torneio. O Palmeiras garantiu sua vaga graças à conquista do Rio-São Paulo meses antes frente ao Vasco. O primeiro adversário foi o Cruzeiro e, com jogos de ida e volta, em campo neutro, os vice-campeões da Copa Sul-minas não foram páreos para o jovem time palmeirense (3 a 1 e 1 a 1). Nas semifinais, o Flamengo venceu a primeira partida por 2 a 1, porém, no embate seguinte, os bicampeões cariocas sucumbiram pelo placar de 1 a 0 e perderam a classificação nos pênaltis, com direito a defesa de Sérgio na última cobrança flamenguista.
A finalíssima foi realizada no Estádio Rei Pelé, em partida única diante do Sport, que se credenciou ao jogo decisivo após eliminar América Mineiro e São Paulo. Logo na etapa inicial, o lateral-direito Neném cobrou escanteio com maestria e o colombiano Asprilla completou de cabeça, abrindo o placar. Já no início do segundo tempo, o veloz Basílio arrancou pela ponta esquerda e carregou a bola até ela sobrar para o atacante Alberto, que, de primeira, ampliou a vantagem. Aos 41 minutos, Nildo ainda diminuiu para os pernambucanos, mas nada que tirasse o sorriso dos palmeirenses. Um belo desfecho para uma parceria tão vitoriosa.
Campanha:
Jogos: 5 (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota)
Gols marcados: 8
Gols sofridos: 5
Jogo decisivo:
Palmeiras 2×1 Sport
Copa dos Campeões de 2000 (Final)
25/07/2000
Estádio Rei Pelé. Maceió-AL
Público: 22.560
Juiz: Carlos Eugênio Simon (RS)
Cartões amarelos: Leomar (SPO), Russo (SPO), Sérgio (PAL), Taddei (PAL), Almir (SPO) e Agnaldo (PAL)
Palmeiras: Sérgio; Neném, Paulo Turra, Agnaldo e Jorginho; Fernando, Taddei, Juninho Paulista e Asprilla; Alberto (Titi) e Basílio (Adriano). Técnico: Flávio Teixeira.
Sport: Bosco; Russo, Erlon, Márcio Goiano e Evaldo (Marquinhos); Leomar, Sidney, Nildo e Adriano; Almir e Sandro Gaúcho. Técnico: Emerson Leão.
Gols: Asprilla (32’ do 1ºT-PAL), Alberto (9’ do 2ºT-PAL) e Nildo (41’ do 2ºT-SPO).