Mazzola: de férias no Brasil, ídolo relembra glórias pelo Palmeiras

Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Helder Bertazzi

Os mais jovens talvez não se recordem, mas José João Altafini, que no Brasil foi imortalizado com o nome de Mazzola, foi um dos principais jogadores que já vestiram a camisa do Palmeiras em todos os tempos. Apesar de poucos títulos, o ex-atleta alcançou números expressivos em sua passagem pelo clube entre 1955 e 1958.

Mazzola atingiu o status de craque por sua habilidade com a bola nos pés e pela facilidade com que fazia gols. Até hoje, ele é um dos atletas com melhor média de gols da história do clube: balançou as redes 85 vezes em 114 jogos disputados, média de 0,74 gol por partida.

Natural de Piracicaba, Mazzola chegou ao Verdão em 1955 para jogar no time juvenil, mas tão logo subiu para o profissional graças ao então diretor de futebol Arnaldo Tirone, pai do atual presidente palmeirense. Em sua passagem pelo Verdão, Mazzola participou de jogos marcantes, entre eles o nostálgico 7×6 diante do Santos, e projetou-se para o futebol mundial de forma espantosa. Deixou o Verdão em 1958 por uma quantia considerada exorbitante para a época. Com o dinheiro da venda, o clube conseguiu contratar dezenas de jogadores e montou aquela que seria a primeira Academia.

Foi também graças ao Palmeiras que Mazzola chegou à seleção brasileira e foi campeão do mundo em 1958. Ele também atuou por outra seleção na Copa de 1962, a da Itália, pais que o acolhe até hoje. Na Itália, Mazzola teve passagens destacadas por Milan (205 jogos, 120 gols), Napoli (180 jogos, 71 gols) e Juventus (74 jogos, 25 gols). Ganhou Scudettos, Copas da Itália e atualmente está entre os cinco maiores artilheiros da história do futebol italiano, com 216 gols.

Depois de encerrar a carreira de jogador, Mazzola começou a profissão de comentarista. Foram 18 anos trabalhando pela RAI, principal meio de comunicação da Itália, e atualmente está há 19 anos trabalhando para a Sky italiana, mas comentando jogos apenas do Campeonato Espanhol.

O ex-jogador palmeirense, atualmente com 72 anos, não pensa em voltar ao Brasil. Mas, mesmo estando há meio século na Itália, não esquece as origens e seu amor pelo Palmeiras. Na entrevista concedida para o site oficial, ele deixou uma mensagem em italiano para a torcida palmeirense: ´Amigos do Palmeiras. Devo dizer uma coisa muito importante: vocês não devem nunca esquecer que a equipe do Palmeiras é o símbolo da Itália, é o símbolo das vossas almas, das vossas origens, por isso a tenham no coração como eu tenho´.

Também na entrevista de 12 minutos concedida para o site oficial do Palmeiras, Mazzola relembra dos fatos citados acima, de sua chegada e trajetória pelo Palmeiras e de sua vida de quase 40 anos como comentarista no futebol italiano. Mazzola também fala sobre o incrível time atual do Barcelona e não fica em cima do muro ao afirmar que é a melhor equipe que ele já viu jogar em toda a história.