Departamento de Comunicação

A um dia de participar de sua segunda final de CONMEBOL Libertadores seguida, o técnico Abel Ferreira concedeu, nesta sexta-feira (26), a tradicional entrevista coletiva que antecede a grande decisão do Continental. Bastante focado, o comandante português projetou o encontro com o Flamengo, neste sábado (27), às 17h, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Clique aqui e confira informações, estatísticas e curiosidades sobre o jogo!

“Os jogadores me potencializaram em 2020 para ganhar a Libertadores, e agora eu os potencializei. Temos um propósito claro desde o primeiro dia, que é ganhar a final. Isso que colocamos em cada etapa da nossa montagem. Estamos aqui por méritos, pela ajuda de muita gente, mas, acima de tudo, pelo caráter e competência dos nossos jogadores”, disse. “É o sonho de qualquer treinador e jogador, e por nosso mérito e esforço. Graças ao trabalho de muita gente, mas, sobretudo, dos meus jogadores, que foram brilhantes, são brilhantes e farão de tudo para chegar ao nosso propósito, que é ganhar a final”, completou.

Abel, por sua vez, quer aproveitar mais um momento histórico no clube. “Fiz muitas renúncias em minha vida particular. À frente da minha vida particular, coloquei a minha vida profissional porque acreditei em atravessar o Atlântico e vir para o Palmeiras. Eu me sinto calmo, tranquilo e tendo certeza do que temos de fazer. Acima de tudo, grato por estarmos aqui. Temos de desfrutar desta final com responsabilidade, afinal quantos não gostariam de estar em meu lugar? Chegar aqui, ter esse privilégio, jogar neste templo (estádio Centenário)… Temos de desfrutar e impor o nosso jogo”, declarou o treinador, que emendou.

“A nossa história no Palmeiras tem sido fazer história, tem sido com esses jogadores aqui e agora. A história é rica, faz parte do passado, mas nós não vivemos de história. Quem vive de história é o museu, o passado, mas quem ganha os jogos aqui e agora são os nossos jogadores”, falou.

O técnico, inclusive, já deu o seu recado aos atletas do Verdão. “Aconteça o que acontecer, que façam o seu melhor. Não pedirei o que nunca fizeram, só para serem fiéis a eles próprios. Seja a torcida adversária que xinga ou a nossa que aplaude, mas que continuem focados em momentos de tensão. Que imponham o jogo deles, façam um grande espetáculo e a gente vença”, comentou, reforçando a importância de estar bem mentalmente durante o confronto.

“Eu passo aos jogadores que tenham calma e tranquilidade. 30% é tática, os outros 70% vêm daqui (parte mental), de saber lidar com momentos de tensão. Quando penso nos momentos de tensão, penso em gratidão. Quanto mais borboletas tiver na barriga, sinal de que eu estou vivo. O nosso maior adversário amanhã (sábado) está dentro de cada um de nós. A única coisa que peço é que cada um deles seja fiel ao seu jogo, só isso que peço. Se isso acontecer, no fim o nosso propósito se concretizará”, finalizou Abel Ferreira.