Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Alan começou sua carreira no Verdão jogando futsalAlan está no Palmeiras desde 2013, quando chegou ao Verdão após chamar a atenção do clube jogando pelo futsal de São Bernardo do Campo-SP. No Maior Campeão do Brasil, o jovem iniciou a sua trajetória atuando pelo futsal e depois fez a transição para o campo, no projeto de integração entre as duas modalidades realizado pelo Centro de Formação de Atletas palestrino.

> Clique aqui e confira as fotos da coletiva.

Destaque do time desde o Sub-15, ele acumula títulos pelo Alviverde e convocações para as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 da Seleção Brasileira, vestindo a camisa 10 em boa parte delas e com direito a uma Copa do Mundo Sub-17, na Índia, em 2017. Depois de tantas conquistas na base palmeirense, Alan terá a tão sonhada oportunidade na equipe profissional.

“Para mim é um sonho. Estou aqui na base desde os 14 anos, sempre vinha para cá (Academia de Futebol) e via o pessoal treinando. Sempre foi um sonho e estou realizando. Agora tenho de aprender com cada um deles e levar para a vida toda”, celebrou o garoto, que reconhece a forte concorrência no elenco.

“Em minha posição há muitos jogadores de qualidade. Eu os vejo nos treinos e tento imitá-los ao máximo. Agora é trabalhar bastante e, se eu tiver uma chance, vou agarrá-la e fazer um grande papel”, falou.

O atleta também comemorou a oportunidade de ser comandado por Vanderlei Luxemburgo e de atuar dentro do Allianz Parque. “É um profissional com muita história e experiência. Ele é rígido às vezes, mas brinca também. A gente fica feliz por ter subido. Trabalharemos bastante e, se tivermos uma oportunidade, iremos aproveitá-la. Jogar no Allianz Parque é um sonho”, afirmou Alan, citando Dudu e Gabriel Jesus como inspirações para o seu futuro profissional.

“O Dudu é um cara humilde. Desde que eu cheguei, eu tenho ele e o (Gabriel) Jesus como ídolos. Por também ter uma estatura baixa, ele (Dudu) sempre me dá conselhos durante os treinos e no dia a dia. Isso faz a gente ficar mais forte e trabalhar bastante. Ter um ídolo ao lado é importante”, comentou.

Pela base do Verdão, o jogador foi campeão do Copa do Brasil Sub-17 (2017), do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2018) e da Copa do Brasil Sub-20 (2019), além de ter conquistado o bicampeonato paulista com a equipe Sub-20 em 2018 e 2019. O meia se destacou com passes precisos, assistências, gols de fora da área e de falta.

Já com o Brasil, o atleta conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-15 de 2015, sendo eleito o melhor jogador da final contra o Uruguai, e o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2017, marcando três gols contra o Chile no duelo decisivo do Hexagonal Final. Alan também fez parte do grupo que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-17 de 2017.