Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A judoca alviverde Alana Maldonado faturou o vice-campeonato do torneio de qualificação da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), que teve a final da categoria de peso médio feminino (-70kg) disputada nesta quinta-feira (04) em Indiana, nos Estados Unidos.

Divulgação _ Alana é um dos principais nomes do judô paralímpico mundial

Com lutas rápidas, a palmeirense chegou rapidamente à final da categoria após vitórias por ippon contra Kazusa Ogawa, do Japão, e Ping Wang, da China. Já na decisão do ouro, combate duríssimo com a mexicana Lenia Fabiola Alvarez, pedra no sapato de Alana nas últimas disputas. Após mais de quatro minutos de combate, a adversária levou a melhor por ter um Waza-ari de diferença para a brasileira, que sofreu duas penalidades.

Com a medalha, a paratleta do Verdão manteve a incrível escrita de não ficar de fora do pódio em competições internacionais pela Seleção Brasileira. O torneio de qualificação da IBSA é considerado o mais importante da temporada e conta pontos para o ranking mundial e faz parte do ciclo paralímpico dos Jogos de Tóquio, em 2020.

Em 2019, Alana já se sagrou tetracampeã do Grand Prix Internacional, medalhista de ouro do German Open e de prata no Grand Prix IBSA. A paratleta é a atual campeã mundial e vice-líder do ranking na categoria de peso médio (até 70kg).

Após o torneio nos Estados Unidos, a delegação brasileira embarca para o Japão, onde realiza aclimatação e treinos como parte do ciclo paralímpico até o final do mês de julho. Quem também estará com a equipe é o palmeirense Thiego Marques, que ficou com a quinta colocação na competição da IBSA na categoria ligeiro masculino (-60kg).