Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Alana Maldonado, judoca paralímpica do Palmeiras, vive excelente fase. No último sábado (30), a paratleta alviverde se sagrou bicampeã dos pesos médios femininos (-70kg) no Aberto da Alemanha, disputado na cidade de Heidelberg, e chegou à segunda medalha de ouro na temporada, já que também venceu o Grand Prix Internacional Paralímpico neste ano.

Divulgação _ É a segunda vez seguida que a paratleta alviverde vence a competição

Para chegar ao segundo título consecutivo do torneio, a palmeirense venceu suas cinco adversárias por ippon: Natalie Greenhough (Grã-Bretanha), Matilde Lauria (Itália), Kazusa Ogawa (Japão), Elena Popova (Rússia) e Olga Zabrodskaya (Rússia), atual líder do ranking mundial da categoria. Alana é a vice-líder da lista e divide o topo constantemente com a russa.

“Estou muito feliz, pois sei que fiz um ótimo campeonato. A equipe brasileira no todo fez um grande torneio, com diversas medalhas. O ano será bastante cheio, e temos de focar agora na disputa da Copa do Mundo”, declarou Alana. Ao todo, a Seleção Brasileira faturou três ouros, duas pratas e um bronze.

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais possuem três classificações: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão) e B3 (capaz de definir imagens). Alana, assim como suas adversárias, pertence à categoria B2.

Contratada pelo Verdão no ano passado e de contrato renovado até o fim de 2019, a judoca ostenta outras conquistas importantes na carreira, como os títulos do Mundial, da Copa do Mundo e do GP Internacional e o vice nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A atleta está com a Seleção Brasileira em Bordeaux, na França, para treinos preparatórios ao Grand Prix IBSA, marcado para acontecer no mês de maio, no Azerbaijão.