A judoca palmeirense Alana Maldonado foi eleita a “Atleta da Galera” de 2019 no Prêmio Paralímpicos, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nesta segunda-feira (17), em São Paulo-SP. Líder do ranking global e atual campeã mundial da categoria até 70kg feminino, este foi seu quarto ano seguido como premiada do evento.

Para conquistar o título individual, Alana recebeu 34% dos votos do público, seguida da velocista Verônica Hipólito (26%), da nadadora Carol Santiago (15%), do velocista Petrúcio Ferreira (14%) e do jogador de bocha José Carlos Chagas (11%).

Ale Cabral/CPB _ Alana recebeu 34% dos votos da galera

Em 2017 e em 2018, a palestrina recebeu o troféu de melhor atleta feminina da temporada. Além disso, ela também foi eleita como melhor expoente do judô paralímpico, assim como em 2016. Alana, inclusive, está convocada pela Seleção Brasileira para a disputa do IBSA Judo Americas Championship, no Canadá, em janeiro – primeira competição oficial de 2020.

O saldo de títulos da paratleta em 2019 é extremamente positivo: são três medalhas de ouro (Grand Prix IBSA TashkentAberto da Alemanha e GP Internacional) e três de prata (IBSA Judo QualifierGrand Prix IBSA Baku e Jogos Parapan-Americanos) conquistadas.

“Estou muito feliz com essa conquista. Parabenizo a todos que concorreram comigo e demais homenageados. Esse prêmio é muito importante para nós, paratletas, pois é o reconhecimento do trabalho da temporada. Só tenho a agradecer a todos que votaram em mim. Esse troféu também é de vocês”, declarou a judoca palmeirense.

Fã das artes marciais desde o berço, Alana iniciou a carreira no judô aos quatro anos, sob forte influência da família e principalmente dos avós. No entanto, aos 14, descobriu que era portadora da doença de Stargardt, causadora de perda progressiva da visão central, mas que não afeta a visão periférica do indivíduo.

A judoca compete pela categoria B2 para deficientes visuais (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão). Desde sua primeira convocação à Seleção Brasileira, em 2015, ela nunca ficou de fora do pódio em competições internacionais. Alana, inclusive, é uma das cotadas a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.