Departamento de Comunicação

Vencer um derby por 4 a 0 é privilégio para poucos. Ainda mais para o meia Raphael Veiga, que em seu emblemático 100º jogo com a camisa do Palmeiras fez dois gols nos 4 a 0 sobre o arquirrival no duelo desta noite, pelo Brasileirão, no Allianz Parque.

Com isso, Raphael Veiga chegou a 18 gols na temporada atual e se tornou o vice-artilheiro do time, ao lado de Willian Bigode – ambos atrás só de Luiz Adriano. De quebra, Veiga ampliou seu saldo como artilheiro do time no Brasileirão, agora com 11 gols, seguido de Luiz Adriano, com dez.

Além disso, ele reforçou ainda mais sua posição como o terceiro artilheiro do elenco atual, agora com 25 bolas na rede, atrás só de Luiz Adriano, com 27, e Willian, com 56. O camisa 23 também vive a temporada mais artilheira de sua carreira.

Destes 23 gols, 18 foram marcados na temporada atual – números que fazem do meia a sua temporada mais artilheira na carreira. Profissionalizado no futebol em 2016, pelo Coritiba, marcou três gols em 24 jogos em sua primeira temporada no Coxa. Em 2017, seu primeiro ano no Palmeiras, fez dois gols em 22 partidas (à época, muitos meio-campistas experientes não possibilitaram que o jogador tivesse sequência). Emprestado ao Athletico-PR em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana, fez 48 jogos e nove gols (até então sua temporada mais artilheira); em 2019, voltou de empréstimo e jogou 31 vezes pelo Verdão, marcando cinco.

O fato de ter chegado a 18 gols na temporada também fez com que Veiga saltasse da quarta para a terceira posição dentre os jogadores com mais participações diretas em gols em 2020 (ou seja, gols e assistências somadas): são agora 18 participações(sendo 16 gols e duas assistências), igualando Rony (dez gols e oito assistências) – ambos atrás só de Luiz Adriano, com 21 (18 gols e três assistências) e de Willian, 22 (18 tentos e quatro passes).

Raphael Veiga é um dos dois palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas em 2020 – o outro é Luiz Adriano. Ele marcou uma vez no Paulista, 11 vezes no Brasileiro até aqui (artilheiro isolado da competição, seguido de Luiz Adriano, com dez), duas na Libertadores até o momento e outras quatro na Copa do Brasil (que também faz dele o artilheiro do time no torneio nacional), enquanto o camisa 10 fez três gols pelo Estadual, dez pelo Brasileirão, cinco pela Libertadores e dois na Copa do Brasil.

WILLIAN SE ISOLA COMO GARÇOM GERAL DO ELENCO ATUAL DO VERDÃO

Atleta mais assíduo do Verdão na atual temporada: atuou em 61 dos 65 compromissos possíveis, seguido de Weverton, com 60 atuações – no Brasileiro, também é quem mais jogou: 27 das 29 partidas possíveis até aqui, seguido de Weverton, com 24 duelos no Nacional – Willian concedeu dois passes a gol no Derby desta noite e, com isso, se isolou como garçom geral do atual elenco palmeirense chegando a 22 passes, deixando para trás Lucas Lima e Marcos Rocha, com quem antes dividia a liderança.

“Antes de tudo, se trata de um clássico. Para a nossa sequência é importante uma vitória, e da forma que foi. A equipe teve uma postura de só jogar futebol, muita intensidade. Aproveitamos as melhores oportunidades, fomos superiores o tempo todo, então é uma vitória que dá confiança para a sequência no Brasileiro”, disse o atacante palmeirense.

Segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos com 28 bolas na rede (atrás apenas de Dudu, com 41) ele já entrou no top 10 dos que mais marcaram gols pelo clube em Brasileiro em todos os tempos (atualmente na 9ª posição, ao lado de Evair), o atacante é o segundo maior goleador do Palmeiras neste século com 56 tentos (atrás só de Dudu, com 70) e aparece na 47ª posição da lista dos maiores artilheiros da história alviverde, ao lado de Zinho.

Jogador do atual elenco com mais partidas (210, seguido por Felipe Melo, com 170), gols (56, seguido por Luiz Adriano, com 27, e por Raphael Veiga, 25) e assistências (22, seguido por Marcos Rocha e de Lucas Lima), Willian é o 69º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 6º entre os que têm mais vitórias neste século, com 115 triunfos – completam o ranking: Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

As 210 partidas de Willian, inclusive, o colocam também no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século, na 6ª colocação, ao lado do volante Corrêa. Completam o ranking: o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

Contra o River Plate-ARG, no jogo de ida, vitória por 3 a 0 fora de casa (não atuou no duelo de volta), ele chegou a 31 partidas pela competição continental e superou o volante Cesar Sampaio na lista dos atletas palmeirenses com mais jogos pela Libertadores em todos os tempos, se isolando na 5ª colocação; completam a lista: o atacante Dudu (4º, com 34 jogos), o volante Galeano (3º, com 38 jogos), o meia Alex (2º, com 39 jogos) e o goleiro Marcos (líder da lista, com 57 jogos).

Na Libertadores 2020, aliás, Willian marcou quatro vezes: na estreia do Verdão na atual edição, contra o Tigre-ARG, diante do Bolívar-BOL, na terceira rodada; novamente, ante a equipe boliviana (desta vez no jogo de volta da primeira fase, na quinta rodada) e, mais recentemente, sobre o Delfín-EQU (jogo de volta). Com esses quatro gols no mais importante torneio das Américas, é o vice-artilheiro do Palmeiras na atual edição, atrás só de Luiz Adriano e Rony.

No Allianz Parque, Willian é o vice-artilheiro, com 21 bolas na rede na arena alviverde, só está de Dudu neste quesito, com 33; o terceiro em jogos (86, nesta noite igualou Fernando Prass, com 86, e agora ambos estão atrás só de Dudu, com 127) e passou a ser, com as duas assistências desta noite, de quinto colocado para terceiro colocado em assistências na arena alviverde (11, apenas uma a menos do que Marcos Rocha, com 12 – todos atrás de Dudu, com 35).