Departamento de Comunicação

Um dos atletas mais vitoriosos da história do hóquei do Palmeiras, Pablo Navarro recebeu convite para se tornar técnico da Seleção Canadense Masculina e fez a sua estreia à frente da equipe nesta terça-feira (14), na disputa do Campeonato Mundial da modalidade, em Roccaraso, na Itália. Na oportunidade, o Canadá venceu a Eslováquia por 6 a 3, no torneio que teve início na última quinta-feira (09) e que se estende até domingo (19).

Navarro (segundo ajoelhado) foi um dos responsáveis pela introdução do hóquei inline no Palmeiras (Foto: Divulgação)

Navarro tem 44 anos, é natural de São Paulo e, além de atuar como atleta no Verdão, também integra a equipe do Pama Labeda Golden Kngihts, nos Estados Unidos-EUA. Com um vasto currículo na modalidade, Pablo foi um dos responsáveis pela criação da primeira equipe palestrina de hóquei inline, em 1993.

“Eu era técnico da ACM, em Alphaville-SP, e as minhas chefes eram Maria Tereza Ambrósio Bellangero (atual diretora da patinação do Palmeiras) e Carmem Torlay, esposa do Sr. Yader Torlay, que era um amante incondicional do hóquei. Com o surgimento do primeiro Campeonato Paulista e Brasileiro da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), o Sr. Yader me convidou para jogar e montar a primeira equipe de hóquei inline do Palmeiras, juntamente com Daniel Bellangero, que era meu aluno na ACM e depois se tornou o treinador do clube por muitos anos”, lembra Navarro.

Como jogador da Seleção Brasileira, Pablo teve como destaque a conquista de duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, e de Santo Domingo, em 2003. Já no Palmeiras, o também técnico coleciona momentos marcantes. “Foram inúmeros momentos maravilhosos, mas ser campeão nacional em 2019 com 42 anos de idade, fazendo três gols, dando duas assistências na final e com minha filha e esposa assistindo, foi maravilhoso”, destaca o atleta, que também conta com o título do Brasileiro (invicto) e da Copa Nacional, em 2009, e do Paulista de 2012 pelo Alviverde.

Palestrino posa com a filha, com um companheiro de equipe e a taça do Brasileiro de 2019 (Foto: Divulgação)

Há 38 anos na modalidade, tanto no gelo quanto no hóquei inline, Pablo começou a trabalhar como técnico e compartilhou seu conhecimento por todo o mundo. Além do Canadá,  seleção onde já passou em 2012, quando foi treinador do time feminino, Navarro foi comandante da seleção masculina da Letônia e das equipes masculinas, femininas, juvenis e femininas da Colômbia. Apesar da vasta experiência, o convite para treinar o Canadá emocionou o profissional.

“O Canadá tem o hóquei como seu primeiro esporte e ser o treinador da Seleção Canadense masculina sem ser canadense é o mesmo que um argentino ser técnico da Seleção Brasileira de futebol. Ninguém espera isso, nem mesmo eu esperava (risos). Fui pego de surpresa, me emocionei muito, olhei para minha esposa para contar a novidade e mal conseguia falar. Foi realmente gratificante e o significado de tudo isso é a recompensa de tantos anos de dedicação esforço e muito trabalho”, disse o palestrino.

Confiante no desempenho de sua equipe no Mundial, Pablo mira uma medalha de ouro para se tornar o primeiro latino-americano campeão do torneio em categoria adulto masculina. Os próximos compromissos do Canadá na competição acontecem nesta quarta-feira (15), contra a Itália, e na quinta-feira (16), contra a França. Os jogos são transmitidos ao vivo no site da World Skate TV (clique aqui e assista).