Departamento de Comunicação

Em sua 16ª partida pelo Verdão, porém, apenas a sexta como titular, o atacante Breno Lopes desencantou ao pontuar pela primeira vez com a camisa do Verdão: ele recebeu passe em profundidade de Gustavo Scarpa, ganhou na velocidade da marcação e invadiu a grande área, chutando com a perna direita, no contrapé do goleiro Fernando Miguel, vazando a equipe do Vasco no empate por 1 a 1 pelo Brasileirão, no Allianz Parque, nesta terça-feira (26) – Breno, aliás, foi quem abriu o placar, aos 30 minutos do primeiro tempo (o Vsaco empatou aos 34, com Benítez).

O camisa 39 já havia chegado perto do gol algumas vezes, mas esbarrou na falta de sorte. Diante do Corinthians, na goleada por 4 a 0 no último dia 18, chegou a balançar as redes, fazendo um belo gol, mas estava impedido (seria o quinto do Verdão no clássico). Antes, logo em um de seus primeiros jogos pelo clube palmeirense, diante do Sport, em 09/01, e depois repetiu o feito sobre o Grêmio, em 15/01, o jogador chegou a carimbar a trave! Também quase marcou contra o Bahia, em 12/12.

O jogador detém uma curiosa estatística: é o atleta do time palmeirense com a maior sequência atual de jogos no Brasileirão: são 11 jogos seguidos, sendo que, dos últimos 13, atuou em 12 (só não jogou a 22ª rodada porque estava com Covid, após estrear na 21ª). O fato é incomum, pois, muitos atletas não conseguem atingir tal série de jogos em meio a um campeonato tão disputado quanto o Brasileiro pelo fato do cumprimento das suspensões automáticas ou até mesmo eventuais lesões e suspensões por cartão vermelho, STJD ou ainda atletas que são preservados para jogos em outras competições.

Mineiro de Belo Horizonte-MG, Breno Lopes foi revelado pelo Joinville-SC, time pelo qual se profissionalizou em 2016. No mesmo ano, foi emprestado ao Juventus de Palhoça-SC e retornou mais experiente em 2017. A partir de então, ganhou minutos em campo e marcou gols pelo Joinville, sobretudo na Série C, chamando a atenção do Juventude-RS. Em 2019, disputou a Série C pelo Juventude-RS e a Série B pelo Figueirense-SC.

Em 2020, após um empréstimo ao Athletico Paranaense, regressou ao Juventude-RS e vinha se destacando neste segundo semestre até chegar ao Verdão: foram, ao todo, nove bolas na rede em 19 partidas na Série B, atrás apenas do líder da artilharia, Caio Dantas, do Sampaio Corrêa-MA, com dez tentos.