Com Borja e garotos da base, Verdão tem ano com mais artilheiros em sua história

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Colombiano Miguel Borja, camisa 9, foi o artilheiro do time em 2018: marcou 20 golsO fim da Conmebol Libertadores no último domingo (09) decretou de vez o palmeirense Borja como um dos artilheiros do torneio continental, com nove gols, ao lado de Wilson Morelo, do Independiente Santa Fe-COL. Com isso, o atual camisa 9 do Verdão se tornou o único jogador a ter sido o goleador máximo de duas diferentes competições em uma única temporada em toda a história palestrina e, de quebra, engordou a lista de artilharias que a agremiação acumula em diferentes categorias neste ano: além do profissional, o Sub-11, o Sub-13, o Sub-17 e o Sub-20 contaram com ao menos um atleta que sagrou-se artilheiro em algum dos torneios disputados – algo inédito, pois nunca antes houve uma temporada com tantos artilheiros dentre quadros de base e principal.

Além de Borja, o Palmeiras já teve outros quatro artilheiros ao longo de suas participações na Libertadores: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um). A outra competição em que o colombiano havia sido artilheiro nesta temporada fora o Campeonato Paulista, com sete gols marcados, de forma isolada. Pelo Paulista, aliás, o atacante não só foi o artilheiro da competição em 2018, como também foi o primeiro gringo a fazer parte deste hall nos últimos 105 anos – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Estadual anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Jogador com mais gols dentre o grupo palmeirense em 2018, com 20 bolas na rede (considerando todas as competições), Borja já entrou para a história do clube em suas duas temporadas disputadas até aqui. Com 30 gols marcados em 87 jogos desde que chegou, em 2017, ele integra o Top 100 de maiores artilheiros do Palmeiras em todos os tempos, na 98ª posição, ao lado de Marcinho e Osmar Cambalhota – do atual elenco, Dudu e Willian também fazem parte deste seleto grupo (47ª e 84ª posição, respectivamente), e também ocupa a 10ª posição dentre os estrangeiros com mais gols pelo Palmeiras.

Confira a seguir a lista de todos os artilheiros do Palmeiras em 2018 nas outras categorias:

Paulista Sub-11

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Lucas Astolfi é um dos destaques do time Sub-11 de campo e do Sub-12 de futsal do Palmeiras

O atacante Lucas Astolfi se tornou artilheiro do Campeonato Paulista Sub-11 com 19 gols marcados (a categoria chegou à final e ficou com o vice-campeonato). Além do futebol de campo, o garoto Astolfi também defende o clube palestrino no futsal – nesta modalidade, ele pertence a uma categoria acima (Sub-12), na qual sagrou-se campeão estadual contra o rival Corinthians – algo que aconteceu pela primeira vez após 21 anos.

Paulista Sub-13

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Endrick sagrou-se artilheiro do Paulista pelo 2º ano seguido (em 2017, pelo Sub-11, e, agora, em 2018, pelo Sub-13)

Apesar da pouca idade, o menino Endrick já demonstrou ter estrela. Em 2017, pelo Sub-11, o atacante havia sido artilheiro do Campeonato Paulista, com 11 tentos – marcou inclusive o gol do título contra o Santos, na final, com expressivo público presente no Allianz Parque. Já em 2018, o jogador repetiu a artilharia no Estadual, desta vez no Sub-13, com 16 bolas na rede.

Paulista Sub-17

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Fabrício ficou a apenas um gol de igualar o recorde de Gabriel Jesus na categoria Sub-17

Fabrício fez uma temporada surpreendente em 2018. Só no Campeonato Paulista, o atacante sagrou-se artilheiro com impressionantes 36 gols – um detalhe curioso é que o vice-artilheiro do certame também foi do Verdão: Gabriel Silva, com 28 gols. Com esse número, Fabrício ficou a apenas um tento de igualar as 37 bolas na rede de Gabriel Jesus, recordista da categoria Sub-17. Mesmo assim, devido ao fato de ter marcado sete vezes na goleada maiúscula por 17 a 0 sobre o São José, nesta campanha do Paulista, o jogador se tornou, de forma isolada, o maior goleador da história do Sub-17 em um único jogo, superando os atletas Cardoso (1962), Souza (1964), Vicentinho (1965), Aníbal (2017) e Gabriel Silva (2018) – todos haviam marcado seis vezes em um mesmo duelo.

Arquivo Pessoal_Mário Motta continua sendo o recordista em gols em um mesmo ano (por qualquer categoria)

No entanto, vale lembrar que o recorde da base no geral em um mesmo ano, por qualquer categoria – inclusive as que, em outrora, já tiveram outras denominações –, ainda pertence ao jogador Mário Motta (42 gols em 20 jogos no ano de 1972). Mais tarde, o centroavante Mário chegou a figurar no time profissional e defendeu o Verdão na Segunda Academia dos anos 70, na vaga de César Maluco, atuando na campanha vitoriosa do Brasileirão de 1973.

Mundial de Clubes Sub-17

Gonzalo Corbí_Gabriel Veron foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17 deste ano; de quebra, ficou com a artilharia do torneio

O ano de 2018 entrou para a história da base palestrina pelo fato de o Palmeiras ter conquistado uma de suas maiores glórias na categoria Sub-17: o Mundial de Clubes, na Espanha, após bater o Real Madrid por 4 a 2 na finalíssima. Principal destaque do torneio, Gabriel Veron fechou sua participação no Mundial como o artilheiro isolado, com nove gols em seis jogos e, de quebra, o atacante ganhou também o prêmio de melhor jogador da competição. Vale lembrar que Veron, nascido em 2002, vem recebendo oportunidades no Sub-20 (inclusive na disputa da Copa RS) e já até mesmo treinou com o time profissional.

Brasileiro Sub-20 e Copa RS

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Papagaio sagrou-se campeão brasileiro por duas categorias e ainda foi artilheiro no Sub-20, com 12 gols

Rafael Elias, o Papagaio, foi um dos principais nomes da conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20, título de expressão da base palestrina em 2018 conquistado no Allianz Parque, diante do Vitória – até então, uma conquista inédita da categoria. De quebra, Papagaio sagrou-se artilheiro do certame, com nada menos do que 12 gols marcados! Além disso, o atacante também foi o goleador máximo em outro campeonato vencido pelo Sub-20: o capitão alviverde balançou as redes sete vezes na Copa Rio Grande do Sul de Futebol. 

Figura conhecida da torcida devido suas passagens pelo time profissional, o jogador deixou boas lembranças: inclusive um gol marcado pelo time de cima, contra o Grêmio Novorizontino, em 21/03/2018, no Campeonato Paulista. Vale lembrar que Papagaio, aliás, chegou a atuar em duas partidas pelo Brasileirão com o time principal neste ano (Sport e Flamengo no primeiro turno), o que lhe credencia ser dono de uma proeza: a de ter sido campeão brasileiro em uma mesma temporada por duas categorias distintas (neste caso, pelo Sub-20 e pela equipe profissional).

Copa do Brasil Sub-20

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Atleta Leonardo Passos se lesionou, mas encerrou a Copa do Brasil como goleador máximo: seis gols

Outro jogador da base que já treinou junto ao time profissional, Leo Passos chegou a ser inscrito como o camisa 10 do time principal do Verdão na Libertadores de 2017, quando ainda tinha apenas 17 anos. Em 2018, o jogador, mais experiente, acabou perdendo boa parte da temporada devido a uma lesão sofrida ainda no primeiro semestre (ficou de fora do Campeonato Brasileiro por completo e de parte do Campeonato Paulista). Mesmo assim, a intempérie não foi o suficiente para tirar um trunfo do jogador nesta temporada: ele carrega o rótulo de ter sido o goleador máximo da Copa do Brasil Sub-20, com seis gols marcados.