Departamento de Comunicação

O Palmeiras segue vivo em duas disputas de título na categoria Sub-20. No Brasileiro, por exemplo, a equipe conquistou a vaga contra o Botafogo, na última rodada da primeira fase, ao vencer o time carioca por 1 a 0. Já pelo Paulista, o lugar na final veio nas cobranças de pênalti, com triunfo alviverde por 4 a 2 após empate por 2 a 2 no tempo normal contra o Audax.

Foram 24 horas de diferença entre as partidas, já que o Verdão encarou o Botafogo no domingo (20) e o Audax na segunda-feira (21). Ambos os duelos tiveram o mesmo protagonista: o atacante Daniel, de 16 anos, autor dos gols que conduziram o Alviverde às próximas fases das respectivas competições.

Contra o Botafogo, no Allianz Parque, Daniel marcou em bela jogada individual (Foto: Fabio Menotti)

Natural de Ibaté, cidade localizada a 251km da capital paulista, o garoto de 1,78m e 71kg chegou ao Palmeiras em novembro vindo do Desportivo Brasil para integrar o elenco Sub-17 junto com o atacante Kevin, outro bom nome do Verdão neste ano. Com a maratona de jogos envolvendo o Sub-20, ele foi um dos atletas utilizados pela comissão na categoria na reta final das competições, sobretudo do Brasileiro e do Paulista.

Contra o Botafogo, por exemplo, Daniel entrou aos 20 minutos do segundo tempo e precisou de apenas quatro em campo para fintar o defensor botafoguense pela esquerda, dentro da área, e chutar forte, colocado, para vencer o goleiro e sacramentar a classificação palmeirense com a oitava vaga do G8 da primeira fase do Brasileiro Sub-20.

Já contra o Audax, pelo Paulista, o adversário vencia por 2 a 1 até os 38 minutos do segundo tempo, quando o atacante, que havia entrado aos 14, recebeu belíssima bola dentro da área entre os zagueiros e finalizou no canto para deixar tudo igual. Já nas penalidades, foi dos pés dele que partiu a cobrança derradeira para conduzir o Verdão à final do torneio estadual Sub-20 pelo quarto ano consecutivo.

Diante do Audax, o atacante converteu a quinta cobrança alviverde e garantiu o clube na decisão do estadual Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

“Muita coisa passou pela minha cabeça nas últimas horas. Graças a Deus pude descansar bem e entrar focado para ajudar o time nas duas partidas. Depois do jogo contra o Botafogo, conversei bastante com o Gilmey (Aymberê, auxiliar técnico do Sub-20) e ele me orientou da melhor maneira possível para chegar bem no jogo do Paulista. Estou muito feliz por esse momento”, declarou Daniel, que soma sete partidas e três gols marcados pelo Sub-20 na temporada.

Pelo Sub-17, que tem o calendário menor em relação ao Sub-20, o jovem atacante fez três partidas pela Copa do Brasil da categoria e anotou cinco gols, tornando-se o artilheiro da competição de forma isolada. Com dois jogos restantes no Sub-20 antes da virada para 2021, ele celebrou a boa fase no juvenil e entre os juniores.

“Vim para o Palmeiras para somar e buscar o meu espaço. Minha família me apoiou muito nesta mudança, e ter a oportunidade de defender este clube gigante é indescritível. Quero acrescentar ainda mais à base e, se tudo der certo, chegar ao profissional um dia”, comemorou.

O Verdão enfrenta o Corinthians neste sábado (26), às 15h, no Parque São Jorge, pela final do Paulista Sub-20. Para fechar os jogos em 2020, a equipe ainda duela com o Atlético-MG na próxima terça-feira (29), às 16h, no Allianz Parque, no duelo de abertura das quartas de final do Brasileiro Sub-20. Ambas as partidas serão transmitidas no MyCujoo.

Daniel é um dos mais novos entre os relacionados do Sub-20 na temporada (Foto: Fabio Menotti)