Departamento de Comunicação

Um time praticamente composto completamente por Crias da Academia do Verdão (a única exceção foi o meio-campista Matheus Fernandes) enfrentou o Athletico-PR na Arena da Baixada, e os times empataram sem gols com uma grande exibição da garotada do Palmeiras, comandada nesta noite por Paulo Victor Gomes, técnico do Sub-20 – Abel Ferreira está em Portugal já de férias devido à conquista da Libertadores e seu auxiliar imediato, João Martins, está suspenso para esta rodada, 37ª, a penúltima do campeonato nacional.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

As estreias ficaram por conta do volante Naves e do atacante Vitinho. Naves está o Palmeiras desde 2017 e é um dos nomes da vitoriosa geração palmeirense nascida em 2002. Foram diversos títulos conquistados, como o Mundial de Clubes Sub-17, a Copa do Brasil Sub-17, a Supercopa Sub-17, entre outros. Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, ele ficou sem atuar tanto por conta da pandemia de covid-19 quanto em decorrência de lesão no joelho sofrida no início da temporada passada. O atleta retornou aos gramados no Brasileiro Sub-20 deste ano, contra o Atlético Goianiense, e se tornou um dos principais nomes do setor defensivo do elenco desde então. Esta foi a primeira convocação do jogador para o time profissional.

Já Vitinho foi integrado ao Verdão na temporada passada. Atacante de origem, como no caso de hoje, também já atuou como lateral-esquerdo, e já jogou em duas categorias diferentes do Palmeiras: Sub-17 e Sub-20. Em 2021, é um dos principais nomes do plantel Sub-20 mesmo em seu primeiro ano. Com 32 jogos disputados, sete gols marcados e três assistências, é um dos atletas com mais jogos pela categoria atualmente.

Partida individualmente importante para o goleiro Vinicius Silvestre, que vem se firmando. O arqueiro passa a ser o reserva imediato de Weverton, já que Jailson não irá renovar com o Verdão ao fim da temporada – atualmente ele é o terceiro goleiro. Curiosamente, ele é o segundo jogador do atual elenco com mais tempo de casa, está no clube desde 2006 e subiu para o elenco profissional no fim de 2013. Recentemente, renovou o seu contrato até o fim de 2024.

Vinicius, que fez grandes defensas nesta noite, participou de metade das partidas do time na fase de grupos do Campeonato Paulista nesta temporada: cinco como titular e uma entrando ao longo do jogo após expulsão de Weverton. Passou a figurar com mais frequência no Alviverde na atual temporada após ganhar experiência em empréstimos para Ponte Preta (2018) e CRB (2019), voltou ao Palmeiras na temporada 2020.

Destaque individual também para Matheus Fernandes – a única exceção dentre a garotada, tanto no time titular (o goleiro Vinicius é do profissional, mas foi revelado pelo Verdão), quanto no banco de reservas. O volante soube passar sua experiência no time principal aos jovens valores palmeirenses e, inclusive, salvou uma bola na linha do gol no segundo tempo, evitando um tento do Furacão.

Acostumado com o plantel jovem, o técnico Paulo Victor Gomes deu cadência ao time. O último técnico do Sub-20 a ter comandado um jogo do time profissional do Palmeiras havia sido Wesley Carvalho, em 29 de julho de 2018, no Brasileirão (campanha campeã). Na ocasião, o Alviverde superou o Paraná Clube por 3 a 0, às 11h, no Allianz Parque, com dois gols de Bruno Henrique e um de Lucas Lima. Wesley, então treinador da categoria Sub-20, foi “emprestado” à equipe principal para dirigir o time interinamente entre a saída de Roger Machado e a chegada de Luiz Felipe Scolari.

AGENDA

O Palmeiras faz o último jogo da temporada no dia 09/12 (próxima quinta-feira), às 21h30, como mandante, mas, desta vez, na Arena Barueri, e recebe a equipe do Ceará em sua última partida do ano.