Departamento de Comunicação

Após ter vencido o Fortaleza por 3 a 0 em casa pela 36ª rodada, o  Palmeiras colocou em dia a 35ª rodada, contra o Coritiba, nesta quarta-feira (17), no Couto Pereira, às 19h30. O duelo era para ter acontecido na semana anterior, mas, pelo fato de o Verdão ter estado no Catar para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020, o jogo só aconteceu nesta noite e terminou com triunfo do time da casa pelo placar de 1 a 0, com gol do lateral-direito Jonathan aos 42 do segundo tempo – vale lembrar que Kuscevic foi expulso aos 17 do segundo tempo, em lance com Osman.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o revés, o Palmeiras segue com 57 pontos, agora em 35 jogos, e se mantém na sexta colocação, com os mesmos pontos do Grêmio, que jogou 36 vezes e está atrás do time de Abel Ferreira nos critérios de desempate. O Maior Campeão do Brasil tem uma rodada a menos do que seus demais oponentes, assim como o São Paulo, time que o Alviverde também irá colocar rodada atrasada em dia, na próxima sexta-feira, no Morumbi, às 21h30.

À frente do Alviverde na tabela, aparecem o Fluminense (quinto, com 60 pontos em 36 duelos), o São Paulo (quarto colocado, com 62 pontos em 35 partidas), o Atlético-MG (terceiro, com 62 pontos em 36 prélios), o Flamengo (vice-líder, com 68 jogos em 36 compromissos) e o Internacional (líder, com 69 pontos em 36 embates).

Apesar do gol sofrido, coletivamente, o Palmeiras mantém uma estatística positiva: no geral da temporada, é o clube com o menor índice de gols sofridos no ano, considerando qualquer competição, entre times da elite do futebol brasileiro (ou seja, os que compõem a Série A). São 0,70 gol sofrido por partida de campeonato (51 gols em 72 jogos, sem contar torneios amistosos) coloca o Verdão na primeira posição entre os clubes, superando o Internacional, segundo com 0,82 (54 gols em 66 jogos).

O Verdão tem ainda a segunda melhor defesa da atual temporada como visitante, com média de 0,81 gol sofrido por jogo (27 em 33 partidas), atrás apenas do Grêmio, com 0,77 (27 em 35). Além disso, passou 43% dos jogos fora de casa sem sofrer gols (13 de 33) – é o quarto melhor índice entre todos os clubes, atrás do Grêmio, com 51,4% (18 de 35 jogos), do Internacional, com 46,8% (15 de 32 jogos), e do Ceará, com 44,1% (15 de 34 jogos).

O duelo marcou o primeiro jogo de Vinicius Silvestre desde quando ele estreou pelo time, no Brasileirão de 2016, título conquistado pelo Verdão naquele ano – foi a campanha no eneacampeonato. Ao todo, esta foi a segunda partida de Vinicius no Verdão – o guarda-redes está há 15 anos no clube e passou por todas as categorias de base. Recentemente, vinha sendo emprestado para clubes como a Ponte Preta e CRB-AL para adquirir experiência.

Palmeiras: Vinicius Silvestre, Marcos Rocha, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Danilo (Breno Lopes, 37’/2ºT), Gabriel Menino (Raphael Veiga, 16’/2ºT), Lucas Lima (Patrick de Paula, 16’/2ºT), Gustavo Scarpa (Luiz Adriano, 16’/2ºT) e Lucas Esteves; Willian (Rony, intervalo). Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos (SEP): Kuscevic, Renan e Danilo;

Expulsão: Kuscevic (cartão vermelho direto).