Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras mede forças com o Náutico neste domingo (09), às 16h, no estádio do Arruda, em Recife-PE, pelo duelo de volta das oitavas de final Copa do Brasil da categoria. A partida será transmitida pela TV Bandeirantes.

No primeiro encontro, disputado no Allianz Parque, vitória alviverde por 4 a 0 e grande vantagem na briga por um lugar nas quartas de final do torneio. Quem passar deste duelo enfrenta Avaí-SC ou ABC-RN na próxima fase – no primeiro jogo, triunfo do time catarinense por 3 a 0, fora de casa.

“Fiquei muito feliz por marcar meu primeiro gol no Sub-20. Aquela cobrança é fruto de muito trabalho, dos treinos que faço com o Wesley (Carvalho) no dia a dia. Mesmo com vantagem, acredito que será um jogo difícil para nós. O Náutico é um time muito tradicional, mas se colocarmos tudo o que trabalhamos na semana em prática, sairemos de campo com a vaga”, declarou o meio-campista Yago Santos, autor de um golaço de falta no duelo de ida.

Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Yago marcou um dos tentos alviverdes na goleada por 4 a 0; Verdão tem 12 gols anotados em dois jogos na Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Leonardo Benhossi)

Ano especial

Vale lembrar que a temporada 2021 tem sido bastante memorável para as Crias da Academia, que têm participado de jogos do profissional no Paulista e na Libertadores. Em todos os duelos do time principal até aqui (17), 19 atletas formados pelo CFA palmeirense já entraram em campo ao menos uma vez: o goleiro Vinicius, os zagueiros Renan e Henri, os laterais Victor Luis, Lucas Esteves, Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Fabinho e Pedro Bicalho e os atacantes Wesley, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Newton, Marcelinho e Giovani. Em 2020, esse número foi de 18 atletas.

No total, já foram convocadas 22 Crias da Academia para jogos do profissional nesta temporada. Destas, só não estrearam ainda o goleiro Mateus, o zagueiro Michel e os meio-campistas Ramon e Vitinho. Já o atacante Pedro Acácio ainda não atuou pelo principal em 2021. No ano passado, esse número foi de 31 atletas (recorde do século).