Departamento de Comunicação

Desde que foi alçado ao time profissional do Palmeiras, o volante Danilo, que fez seu segundo gol pelo Palmeiras na tarde deste domingo (14) – tento este que decretou abriu caminho para vitória sobre a Ferroviária por 2 a 0 em casa pelo Campeonato Paulista -, de quebra, este foi exatamente o centésimo gol palmeirense frente à Locomotiva em jogos disputados em território palestrino (ou seja, tendo o Palmeiras como mandante).

Para que pudesse chegar a 100 gols como mandante contra a Ferroviária (e depois ao 101º com Rafael Elias), as equipes precisaram se enfrentar 49 vezes: foram 33 vitórias palmeirenses, 11 empates e cinco vitórias da Ferroviária e, além dos 101 gols marcados, o Verdão sofreu 48.

O camisa 28, de 19 anos, desde que foi alçado ao time profissional, em setembro de 2020, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, logo ganhou espaço na equipe palmeirense, passando a assumir a condição de titular em 23 das 40 vezes em que vestiu a camisa do clube.

Além dos dois gols marcados com o de hoje (o outro havia sido pela Libertadores 2020, na goleada por 5 a 0 sobre o Delfín-EQU), Danilo soma, ao todo, três assistências pelo Maior Campeão do Brasil.

O camisa 28 terminou a temporada 2020 no top 10 de jogadores palmeirenses com mais interceptações, impedindo passes, cruzamentos ou lançamentos de adversários em 17 oportunidades (diferentemente de um desarme, quando a bola é roubada dos pés do jogador rival), ocupando a 10ª colocação.

Figura constante nas convocações da Seleção Brasileira Sub-20, o jovem de 19 anos é o jogador oriundo da base que está há menos tempo no elenco profissional do Palmeiras – chamou a atenção da comissão técnica durante os treinos do Sub-20 na Academia de Futebol no início do segundo semestre e, desde então, não voltou mais para a base.

Meio-campista versátil que atua na contenção e na armação de jogadas, Danilo participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras, aos 16 anos, antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 e naquela mesma temporada já conquistou o título paulista da categoria. No Sub-20, o canhoto de 19 anos ganhou espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista. Foi ainda titular da equipe na Copa São Paulo deste ano, na qual disputou cinco jogos e marcou um gol.