Departamento de Comunicação

Danilo foi promovido ao elenco profissional em 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em julho de 2019, há quase dois anos, o Sub-20 do Palmeiras (formado por atletas Sub-18) embarcava para disputar dois torneios internacionais na Europa e, na delegação, havia um atacante reserva com o nome de Danilo. Na primeira competição, na República Tcheca, houve a necessidade de improvisar, e aquele Danilo acabou virando volante. E que volante!

Gilmey Aymberê, auxiliar técnico da categoria, conta como aconteceu: “O Palmeiras dá condição de algumas viagens internacionais para todas as categorias. Em 2019, como de costume, fomos para duas competições na Europa: uma na República Tcheca e outra na Suíça. Na preparação, o Danilo era reserva. Ele estava em seu primeiro ano de Sub-20, assim como a maioria dos convocados, e jogava como meia, atacante e até como lateral-esquerdo. No primeiro jogo, contra o Burnley-ING, estava uma partida amarrada, com o time deles fazendo transições rápidas, e olhei para o banco e resolvi colocar o Danilo na posição de 5. Ele nunca havia atuado assim, foi muito bem e acabamos vencendo por 3 a 0, com dois passes dele, e ele acabou eleito como o melhor em campo. Ficamos muito felizes com a atuação. Na sequência, ele virou titular e acabamos campeões mais uma vez. Depois, na Suíça, ele foi destaque novamente junto do atacante Fabrício. Na volta, o Wesley, técnico do Sub-20, impressionou-se com ele, no 1 contra 1 dele, nas bolas longas, com os passes de ruptura e ele passou a andar com as próprias pernas”.

A efetivação de Danilo no elenco profissional também foi meteórica. “Teve um treino aqui na Academia no começo de 2020 com jogadores que não vinham sendo muito aproveitados, e o Danilo, que vinha de recuperação de uma lesão no Sub-20, participou. A comissão técnica, na época do Vanderlei Luxemburgo, colocou os olhos nele de cara, e no segundo tempo ele treinou entre os profissionais. Depois, já foi relacionado para o jogo e estreou contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista-SP (no dia 6 de setembro). Não voltou mais para o Sub-20 e foi conquistando espaço e títulos na equipe de cima. Esperamos e trabalhamos para que ele seja um Danilo cada vez melhor”, recordou Gilmey.

De volta ao time contra o Bahia, no domingo (27), após uma lesão na coxa esquerda, Danilo mostrou gratidão ao profissional palestrino. “Estou vivendo, desde o começo de 2020, um momento de muita felicidade, tanto para mim quanto para minha família e para as pessoas que acreditaram em mim. O Gil tem total importância nisto tudo, pois foi o primeiro a me colocar de volante. Quando fui entrar, ele disse “não é para driblar, são só dois toques na bola”. No primeiro, eu tentei driblar e ele já me gritou (risos). Graças a Deus pude me adaptar bem à posição, o Wesley (Carvalho) também me ajudou muito. Eu sou um cara que prefere escutar do que falar, e acho que isso é uma sabedoria”, expôs Danilo, que soma 56 partidas, três gols e os títulos da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil de 2020.

Recuperado de uma lesão na cocha esquerda, Danilo voltou ao time na vitória por 3 a 2 diante do Bahia (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)