Departamento de Comunicação

Após realizar 305 partidas com a camisa do Palmeiras, impor incontáveis marcas e recordes na história do clube (entre 2015 e 2020, sua primeira passagem), ser emprestado para o Al-Duhail, do Catar, e retornar em 2021 após uma temporada no mundo árabe, o atacante Dudu voltou como um reforço de peso para o Verdão e, desde sua reestreia, há um mês (em 10/07/2021, vitória por 3 a 2 contra o Santos, em casa, pelo Campeonato Brasileiro), o jogador já entrou em campo oito vezes, com seis vitórias, um empate e uma única derrota – e justamente na noite desta terça-feira (17), contra o São Paulo – vitória por 3 a 0 pelas quartas de final da Libertadores– o Baixinho marcou pela primeira vez com a camisa palmeirense desde que retornou, ampliando seu histórico em jogos decisivos.


O gol de Dudu também foi o 100º tento do Palmeiras no ano de 2021
, incluindo eventuais jogos referentes à temporada de 2020 que ocorreram em 2021 (que foram 12 ao todo, entre duelos do Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial). Quando entrou em campo para enfrentar o São Paulo, o Verdão somava 98 gols em 2021 e, pelo fato de ter marcado justamente o segundo gol da partida, aos 21 do segundo tempo, o jogador ficou marcado pela emblemática marca. Antes de Dudu, Raphael Veiga havia inaugurado o marcador, aos dez minutos do primeiro tempo (foi o gol 99 do time em 2021); e depois de Dudu, foi Patrick de Paula quem fechou a conta no triunfo por 3 a 0, aos 32 da etapa final (sendo o tento de número 101 do Verdão no ano).

Não é novidade Dudu marcar em um jogo que valeu classificação ao Palmeiras. Ele já havia sido decisivo em outros duelos que valiam avanço de fase, como, por exemplo, nos 4 a 1 sobre o Vitória da Conquista-BA pela Copa do Brasil de 2015; contra o próprio Santos na final daquela mesma Copa do Brasil, quando resolveu e fez os dois gols na finalíssima – mas Ricardo Oliveira diminuiu no fim, levando a decisão para os penais, onde Fernando Prass iria brilhar e dar o título ao Verdão, fazendo inclusive o gol do título; foi assim também contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2018, marcando o único gol da partida; contra o Colo-Colo do Chile, pela quartas de final da Libertadores de 2018, na vitória por 2 a 0; contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Paulista de 2019 – vitória por 5 a 0; e por último, antes deste duelo de hoje contra o São Paulo, diante do Godoy Cruz-ARG, na vitória por 4 a 0 pelas oitavas de final da Libertadores de 2019. Todos esses, jogos que classificaram o Verdão.

De quebra, Dudu, ao lado de Weverton, pelo simples fato de ter entrado em campo, assumiu a terceira posição no ranking de jogadores com mais confrontos pelo Verdão na história da Libertadores – tanto o atacante quanto o goleiro somam os mesmos 38 embates pela competição continental e igualaram o volante Galeano, e agora o trio divide a terceira colocação.

Apenas no Allianz Parque, Dudu é o jogador com mais jogos (132), mais vitórias (94), mais gols (34, com o de hoje) e mais assistências (35) no Allianz Parque. Especificamente contra o São Paulo no Allianz Parque, aliás, o Dudu nunca perdeu: foram nove jogos, oito vitórias, um empate e três gols marcados – incluindo uma pintura de cobertura em Rogério Ceni pelo Paulista de 2017, que lhe rendeu uma placa. Já se for levar em consideração qualquer estádio, o Palmeiras com Dudu em campo não perde há 11 jogos para o São Paulo(seis vitórias e cinco empates).

Atualmente, Dudu é o jogador do elenco com mais jogos (313), vitórias (180), gols (71) e assistências (78). Neste século, com seus 71 gols, ele é quem mais pontuou pelo Alviverde, seguido de Willian Bigode, com 66.

Neste século, com seus 313 jogos, ele é também o segundo jogador no geral com mais jogos (atrás apenas de Marcos, com 392) e segundo com mais vitórias (180, atrás novamente de Marcos, com 182).

Levando em conta apenas os atacantes, Dudu é o quinto jogador da posição que mais entrou em campo na história do Palmeiras: 313 jogos, logo atrás de César Maluco, com 327 partidas; de Heitor, 3º, com 358 jogos; de Edu Bala, 2º, com 482 duelos, e Nei, atacante com mais atuações na história do Palmeiras: 490. É também o quinto com mais vitórias, atrás de Servílio, 4º, com 185 vitórias, de Heitor, 3º, com 249 triunfos; Edu Bala, vice-líder do ranking, com 254 vitórias, e Nei, novamente o número um da lista, com 255 resultados positivos).

Disputado pelos rivais Corinthians e São Paulo, Dudu acabou seduzido pelo projeto do Palmeiras e, até hoje, faz questão de destacar que foi a melhor escolha da carreira. Em 2015, logo seu ano de estreia no Verdão, foi campeão da Copa do Brasil marcando duas vezes na finalíssima contra o Santos.

Em 2016, conquistou o Campeonato Brasileiro sendo líder de assistências do time (com dez), foi eleito o melhor atacante do Brasil por todas as premiações (inclusive levando a Bola de Prata) e voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira – a última vez havia sido em 2011, quando defendia o Dínamo de Kiev-UCR. No ano seguinte, faturou mais uma Bola de Prata na campanha do vice-campeonato brasileiro.

A temporada de 2018, por sua vez, colocou definitivamente o Baixinho na galeria dos grandes ídolos da história do Palestra. Campeão nacional novamente como garçom da equipe (14 assistências), foi o grande protagonista da competição – não à toa, levou a Bola de Ouro de melhor jogador do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, foi o palmeirense com mais jogos (65), gols (13, ao lado de Gustavo Scarpa) e assistências (18). E em 2020, participou do início das campanhas vitoriosas do Campeonato Paulista e da Libertadores, superando a marca de 300 partidas pelo Verdão e se consolidando como o artilheiro alviverde no Século 21 e o maior goleador do clube na história do Brasileiro de pontos corridos, além de ser o atleta que mais jogou, mais venceu, mais fez gol e mais deu assistências no Allianz Parque.

CONFIRA, ABAIXO, ALGUMAS DAS OUTRAS MARCAS DE DUDU PELO VERDÃO:

> 28º com mais jogos na história do Palmeiras (313, atrás de César Maluco, com 327) e 31º com mais gols (71, logo atrás de Vavá, com 72).

> 9º jogador com mais partidas pelo Palmeiras em Brasileiro: 158, logo atrás de Nei, com 159.

> 5º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras em Brasileiro: 88, ao lado de Edu Bala e logo atrás de Eurico, com 91.

> 2º maior goleador do Palmeiras na história do Brasileiro: 41, atrás de César Maluco, com 61.

> Maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro: 41, seguido por Willian, com 32.

> 8º jogador com mais partidas pelo Palmeiras na Copa do Brasil: 26, ao lado de Márcio Araújo e logo atrás de Rogério, com 28.

> 7º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras na Copa do Brasil: 15, logo atrás de Zinho, com 16.

> 7º jogador com mais gols pelo Palmeiras na Copa do Brasil: 6, ao lado de Djalminha, Júnior, Kleber, Rivaldo e Zinho e logo atrás de Viola, com 7.