Departamento de Comunicação

O Palmeiras acertou nesta terça-feira (28) a contratação do meio-campista Richard Ríos, que disputou o Campeonato Paulista de 2023 pelo Guarani. O jogador colombiano de 22 anos assinou vínculo até dezembro de 2025, com opção de prorrogação por uma temporada.

“Estou feliz por estar em um clube tão gigante como o Palmeiras. É uma equipe que vem se destacando muito nas competições nacionais e internacionais. Fiquei impressionado com a estrutura, que dá todo o suporte aos atletas”, afirmou o volante, nascido em Medellín (COL).

Ríos passou pela base do Flamengo, onde atuou pela categoria Sub-20, em 2018, após se destacar pela seleção de futsal de seu país. Disputou sete partidas pela equipe profissional em 2020 e, no ano seguinte, foi emprestado ao Mazatlán, do México. Em 2022, transferiu-se para o Guarani, pelo qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.

“Minha trajetória é um pouco atípica. Joguei futsal até os 18 anos e me destaquei com a seleção colombiana em um campeonato no Rio de Janeiro. Depois, recebi a oportunidade de vir para o Brasil e pude me destacar também. Tive uma passagem curta pelo México e, voltando de lá, fui para o Guarani, joguei a Série B no ano passado e fiz uma boa campanha no Paulista deste ano. A adaptação do futsal para o campo foi muito boa e tranquila, não precisei de muito tempo”, disse.

No estadual deste ano, o meio-campista chamou a atenção pela versatilidade: fez dois gols, deu uma assistência e foi um dos líderes do torneio em desarmes e passes-chave (que geram situação de gol). “Meu objetivo era fazer uma campanha boa no Paulista, mas, infelizmente, não avançamos de fase. Fico feliz pelo fato de o Palmeiras ter me olhado e enxergado o meu estilo de jogo”, comentou.

Ríos será o segundo colombiano do elenco, juntando-se a Atuesta, e o décimo da história palestrina – os oito anteriores foram Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina, Borja e Angulo, que está emprestado ao Orlando City-EUA. “É sempre bom ter responsabilidades em seu trabalho porque, assim, você faz as coisas bem. Fico feliz de continuar este legado que os colombianos vêm deixando no clube. Será uma honra também poder conviver com o Atuesta. Agora é fazer as coisas da melhor forma e deixar as portas abertas para outros colombianos no futuro”, afirmou o atleta, que definiu o carinho da Família Palmeiras como um fator crucial para a sua vinda.

“Desde que começaram os rumores, eu fiquei muito feliz. Recebi muitas mensagens nas redes sociais, muitas ligações – não sei como eles chegaram ao meu telefone (risos). Esse carinho é sempre muito importante para o jogador se sentir acolhido. Depois disso, eu quis ainda mais vir para o Palmeiras. Espero retribuir isso nos treinos e nos jogos da melhor forma”, finalizou.