Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O Palmeiras é o mais novo campeão brasileiro Sub-20! Com mais de 22 mil torcedores no Allianz Parque na noite desta quinta-feira (25), a equipe palestrina goleou o Vitória pelo placar de 5 a 2 – havia triunfado na ida por 4 a 1 – e faturou a taça da competição nacional pela primeira vez na história. Os gols do triunfo alviverde ao título foram marcados por Luan (3), Yan e Papagaio.

Disputado desde 2015 no formato atual, o Brasileiro Sub-20 é um dos principais torneios da categoria e tem a participação dos 20 primeiros clubes no ranking da CBF. Por conta do título nacional, o Verdão enfrenta o São Paulo, campeão da Copa do Brasil Sub-20, na Supercopa do Brasil Sub-20. O vencedor fica com a vaga do Brasil na Libertadores Sub-20 de 2019.

Fabio Menotti/Palmeiras _ O time palestrino teve os melhores números do início ao fim do torneio nacional

Campanha

Dono dos melhores índices das duas fases de grupos do torneio nacional, o Alviverde realizou partidas memoráveis ao longo do Brasileiro. Um deles, por exemplo, ocorreu contra o Internacional, no Beira-Rio, em jogo de dez gols e vitória palmeirense por 6 a 4 – gols de Papagaio (2), Alan (2), Yan e Luan Cândido.

Curiosamente, o Palmeiras enfrentou diversas vezes um mesmo clube pelo Brasileiro Sub-20. Contra o Vitória, por exemplo, foram quatro partidas: duas pela segunda fase e duas na final – todas com triunfo alviverde.

Já contra o Fluminense são três duelos: um na primeira etapa (empate por 1 a 1) e dois na semifinal (vitória palmeirense por 2 a 0 no Rio de Janeiro e novo 1 a 1 em Itu).

Números

O título brasileiro inédito conquistado pelo Sub-20 do Verdão tem em sua campanha números incontestáveis. Em 14 partidas, o Alviverde venceu nove vezes, empatou quatro e sofreu um revés, além de ter marcado 36 gols e sido vazado apenas 15 vezes.

O Palmeiras ainda teve os dois artilheiros isolados do Brasileiro Sub-20, fato inédito desde quando a competição passou a ser organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2015. Papagaio, com 12 gols (novo recordista do torneio nacional), e Yan, com oito.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Luan marcou três vezes na decisão e chegou a seis gols no Brasileiro Sub-20

Base palestrina vive fase histórica

O Centro de Formação de Atletas do Palmeiras vive o melhor momento de sua história e acumula agora 18 títulos em 2018, superando a marca obtida no ano passado (16). Em solo nacional, além do Brasileiro Sub-20, as Crias da Academia faturaram as taças da IberCup (Sub-10), GO Cup (Sub-11), Torneio Internacional de Avanhandava (Sub-12), Dani Cup (Sub-14), Copa Brasil de Futebol Infantil (Sub-15), EFIPAN (Sub-15) e Copa Santiago de Futebol Juvenil (Sub-18).

Fora do Brasil, são dez conquistas. O clube venceu a CEE Cup Sub-20 (República Tcheca), o Terborg Toernooi Sub-20 (Holanda), o Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), o We Love Football Sub-15 e a Scopigno Cup Sub-17 (Itália), a Copa Bellmare Sub-11, o Tokyo Youth Football Tournament Sub-14, a Copa Toreros Sub-12 e o Saitama Football Festival Sub-16 (Japão).

Vale lembrar o Verdão disputa o mata-mata do Campeonato Paulista em todas as categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20) e busca repetir o feito do ano passado, quando as cinco equipes chegaram à final do torneio estadual e faturaram três títulos (Sub-11, Sub-15 e Sub-20).

O jogo

O último capítulo do Campeonato Brasileiro Sub-20 para Palmeiras e Vitória começou truncado, com poucos lances de perigo. Apesar de ver o adversário abrir o placar, o Verdão não diminuiu o ritmo e logo chegou ao empate: aos 28, após tabela com Aníbal, Yan saiu na cara do goleiro rubro-negro e tocou rasteiro para o fundo das redes, marcando seu oitavo gol no torneio.

A equipe palestrina melhorou após o gol e passou a errar menos passes principalmente na transição ao ataque. Aos 44, em bola açucarada passada por Alan, Vitinho levou para dentro da área e só foi parado com falta pelo defensor do Vitória. Na cobrança do pênalti, Luan precisou de duas oportunidades para fazer o Allianz Parque explodir com a virada do Verdão.

No segundo tempo, o Palmeiras foi surpreendido logo no início com o empate da equipe visitante aos dois minutos, de pênalti. No entanto, aos 16, o Alviverde ficou novamente na frente: Rocha cruzou da direita e encontrou Luan na área. O camisa 6 mergulhou na bola e fez o terceiro dos palestrinos.

Com as alterações promovidas pelo técnico Wesley Carvalho, o time palmeirense ganhou novo gás e chegou a mais um gol com dois suplentes. Aos 23, após cruzamento de Esteves pela esquerda, Papagaio, de primeira, chutou forte, anotou o quarto do Verdão – seu 12º gol no Brasileiro Sub-20. Luan, já nos acréscimos, fez o quinto – seu terceiro no jogo – e fechou a conta.

> Clique aqui e confira as fotos da partida.

Palmeiras Sub-20: Anderson; Matheus Rocha, Vitão, Iago e Luan Cândido; Matheus Neris (Patrick de Lucca), Gabriel Menino (Marcus Meloni), Alan (Patrick de Paula), Yan (Airton) e Vitinho (Lucas Esteves); Aníbal (Papagaio). Técnico: Wesley Carvalho.

VEJA OS GOLS DO VERDÃO NA TV PALMEIRAS/FAM:

CONFIRA IMAGENS EXCLUSIVAS DA FINAL PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: