Ele está de volta! Padola é o novo técnico do time Sub-19 de basquete do Verdão

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Em duas passagens, Padola treinou o basquete do Verdão por 17 anosO basquete do Palmeiras vem com uma novidade de peso para a disputa das competições de base no segundo semestre de 2019. João Monteiro da Silva Filho, o Padola, retorna ao Verdão após sete anos para treinar a equipe Sub-19 do clube no restante do Campeonato Estadual e na Copa Brasil de Clubes Sub-18 neste mês.

Em sua última passagem pelo clube, o novo treinador conduziu o time adulto do Verdão à elite nacional da modalidade após o vice-campeonato da Supercopa Brasil, em 2012. Com o feito, o Palmeiras voltou a jogar o Novo Basquete Brasil (NBB) e permaneceu até 2015, ano de encerramento da categoria.

“Estou feliz por voltar ao Palmeiras e pela lembrança do pessoal. Voltar ao clube para fazer o que mais gosto é algo muito gratificante. Tive passagens felizes e vitoriosas por aqui na base e no adulto. O Palmeiras faz parte da minha carreira e da minha família”, celebrou o novo técnico do Sub-19 do Verdão.

Antes dos feitos pela equipe adulta, porém, o experiente treinador fez história na base palestrina. Entre 1988 e 2004, foram 16 anos dedicados à formação de novos talentos do basquete do clube, com passagens pelo comando técnico do Sub-12 ao Sub-19 do Verdão. Leandrinho Barbosa, campeão da NBA com o Golden State Warriors na temporada 2014-15, foi um dos garotos descobertos por Padola à época.

“Estou conhecendo os meninos. É uma readaptação, pois venho de um trabalho realizado com equipe adulta e preciso saber melhor quais são os reforços que tenho. A minha ideia é passar experiência a eles e mostrar que o trabalho de base é fundamental para alimentar o sonho de jogar basquetebol. Muitos nomes revelados pelo Palmeiras passaram pelas minhas mãos. Espero poder manter essa tradição e ganhar competições com a garotada”, comentou Padola.

Adriano Geraldes, ex-treinador da categoria, será auxiliar do Basquete Unifacisa no próximo NBB ao lado de Felipe Santana, o Filé, que também treinou a base do Palmeiras. Adriano conduziu o Sub-19 ao terceiro lugar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em 2018, melhor colocação da história do clube no torneio, além de conquistar o vice-campeonato paulista. O técnico ainda foi campeão brasileiro e estadual com o time Sub-16 do Verdão.

Padola assume o Sub-19 do Verdão na quinta colocação do Estadual, com seis vitórias em dez jogos. A categoria e o treinador estreiam pelo segundo turno da fase de classificação do torneio no dia 13 de agosto, às 17h, contra o Araraquara, no ginásio do Palestra Italia.