Departamento de Comunicação

Robinho marcou um dos gols do jogo (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras venceu a Portuguesa Santista por 3 a 1 na tarde desta sexta-feira (04), no estádio Ulrico Mursa, em Santos-SP, e avançou às quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20. Os tentos palestrinos foram marcados por Bruno Menezes, Robinho e Miguel.

Em busca do tetracampeonato consecutivo, o Verdão enfrenta o São Bernardo nas quartas de final, em duelo marcado para a próxima sexta-feira (11) com mando do adversário. As equipes, inclusive, estiveram no mesmo grupo da primeira fase e se enfrentaram duas vezes.

A equipe palmeirense no Paulista Sub-20 tem utilizado de formações alternativas com atletas que têm poucos minutos na temporada ou de categorias inferiores. O time é comandado por Gilmey Aymberê, auxiliar técnico do treinador Wesley Carvalho na categoria.

Na primeira fase, os clubes foram divididos em seis grupos regionalizados, em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os dois melhores colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados. As oitavas, quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogo único.

O Sub-20 do Palmeiras vive uma maratona de partidas na temporada. De forma simultânea ao Paulista, a equipe ainda joga o Brasileiro e a Copa do Brasil, torneio no qual disputa um lugar na final em busca do bicampeonato.

Bruno Menezes foi o grande destaque do Verdão no jogo (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O primeiro tempo do duelo decisivo pelas oitavas do Paulista Sub-20 começou truncado, tendo o adversário conquistado a primeira chance perigosa do jogo aos 16 minutos, com excelente defesa do goleiro Lucas Bergantin à queima-roupa em cabeçada de Vinicios.

Já na metade do período, duas expulsões: o Verdão perdeu o atacante Victor Michell após desentendimento com o marcador adversário, enquanto a Briosa viu o goleiro Leandro ir para o chuveiro mais cedo após falta no palmeirense Valdenilson fora da área.

Pouco tempo depois, aos 39, as redes, enfim, balançaram. E foi para o Palmeiras: após driblar dois marcadores próximo à área, Bruno Menezes soltou a canhota, no ângulo de Rafael, sem chances de defesa. Um golaço alviverde no Ulrico Mursa!

No segundo tempo, com menos de 20 segundos de jogo, brilhou novamente a estrela do camisa 10 do Verdão. Após roubada de bola na saída da Briosa, Bruno deu bola açucarada para Robinho, dentro da área, ganhar do goleiro e chutar no cantinho para ampliar a vantagem.

A Portuguesa diminuiu aos 26 e veio para a pressão em busca do empate. No entanto, aos 30 minutos, mais duas expulsões na partida: Quiñonez, para o Verdão, e Dudu, para a Briosa. Mesmo assim, o Alviverde seguiu fechado e resistindo aos golpes adversários.

Já nos acréscimos, em erro do rival, o Palmeiras puxou contra-ataque com Hugo Quintana e, após rebatida da zaga, chegou ao terceiro gol no jogo com Miguel, que soltou a bomba rasteira, de fora da área, no canto do goleiro Rafael, para sacramentar a classificação palestrina.

Palmeiras Sub-20: Lucas Bergantin; Robert Dias (Carlos Matheus), Carlos, Serafim e Quiñonez; Gabriel Góes (Miguel), Pedro Bicalho e Bruno Menezes (Hugo Quintana); Robinho (Daniel Melo (Ramiro)), Valdenilson (Daniel Silva) e Victor Michell. Técnico: Gilmey Aymberê.