Departamento de Comunicação

Em solo boliviano desde domingo (13) à noite, o Palmeiras iniciou na tarde desta segunda-feira (14), no Estádio Rafael Mendoza (campo do The Strongest), em La Paz, sua preparação para o retorno da CONMEBOL Libertadores. Invicto no torneio sul-americano com duas vitórias em duas partidas, o Verdão volta a jogar na quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), contra o Bolívar, no Estádio Hernando Siles.

Os titulares do confronto com o Sport no domingo (13) realizaram um treino regenerativo com corrida ao redor do gramado e uma atividade rápida com a bola. A exceção foi Lucas Lima, que permaneceu no hotel aos cuidados no Núcleo de Saúde e Performance (NSP) em tratamento de um trauma no pé esquerdo sofrido na partida do Brasileiro.

O restante do grupo realizou um treino técnico em campo reduzido após uma atividade física de aquecimento. Divididos em duas equipes de seis atletas, eles deveriam dar poucos toques na bola e trocar passes rápidos, além de finalizar em dois golzinhos posicionados nas extremidades do gramado.

O treino desta segunda-feira foi no Estádio Rafael Mendoza, campo do The Strongest (Cesar Greco/Palmeiras)

Na sequência, parte do elenco praticou finalizações a curta e longa distância. Para os goleiros, essa atividade ajudou também na adaptação à velocidade e trajetória da bola na altitude de La Paz (cerca de 3.640 metros acima do nível do mar).

O atacante Luiz Adriano, que ficou fora contra o Sport com mialgia na coxa esquerda, participou de todo o treino, assim como Bruno Henrique, Danilo, Marcos Rocha, Gabriel Silva e Gabriel Veron, que entraram no decorrer do confronto.

O preparador físico Antônio Mello explicou o planejamento do clube para minimizar os efeitos da altitude. “Nós viemos para cá (Bolívia) para recuperar os jogadores que atuaram contra o Sport e viemos com antecedência principalmente para identificar os problemas que a altitude traz e que podem interferir diretamente nas ações de jogo. Primeiramente, um dos empecilhos é a hiperventilação, que é a respiração ofegante, depois vem a rarefação do ar, que traz uma dor de cabeça, uma tontura… isso tudo já foi superado hoje (segunda-feira) no treino. Os atletas responderam muito bem e agora estamos fazendo um trabalho específico para os goleiros. A bola em uma distância de 50 a 60 metros toma uma trajetória muito irregular e estamos preparando nossos goleiros para isso. Viemos com finalidades. É um trabalho simples, mas muito eficiente. A ideia é minimizar com confiança e sabedoria os efeitos da altitude e buscar um bom resultado.”

O zagueiro Gustavo Gómez, que já jogou na altitude outras vezes com a Seleção do Paraguai, também comentou sobre a experiência. “A adaptação é difícil. Hoje (segunda-feira) eu e meus companheiros já começamos a entender a altitude e seus efeitos. A comissão decidiu vir dois dias antes para nos aclimatarmos melhor e isso vai ajudar bastante. Temos de estar focados e concentrados para o jogo, que é o mais importante. Precisamos jogar de maneira inteligente. Joguei com a altitude pela Seleção Paraguaia e precisamos marcar o adversário de perto e ficar ligado o tempo todo.”

O Palmeiras volta a treinar em La Paz nesta terça-feira (15), às 17h (horário de Brasília), novamente no estádio do The Strongest.

O Palmeiras lidera o Grupo B da primeira fase da Libertadores com seis pontos e duas vitórias em duas partidas (sobre o Tigre-ARG, na Argentina, por 2 a 0, e sobre o Guaraní-PAR, no Allianz Parque, por 3 a 1). A classificação da chave tem o Guaraní-PAR em segundo lugar (com três pontos), o Bolívar-BOL em terceiro (três pontos) e o Tigre-ARG em quarto (zero).