Departamento de Comunicação

Palmeiras e Ceará colocaram em dia, nesta quarta-feira (20/10), jogo válido pela 19ª rodada – a última do primeiro turno, adiada devido à data Fifa (o Vozão era, até então, o único adversário não enfrentado nesta edição do Nacional). Pelo placar de 2 a 1, com gols de Zé Rafael, aos 48 minutos do primeiro tempo, e de Deyverson, aos 26 do segundo, o Palmeiras saiu vencedor e somou importantes três pontos na competição nacional – o atacante Cléber até descontou para o Vozão aos 43 do segundo tempo, esboçando uma chance de empate, mas sem sucesso. Até então, o Ceará havia perdido um único jogo em sua casa neste Brasileirão: foi para o Bahia, em 17/06, pela quarta rodada.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado, somado ao empate do jogo do Fortaleza com o Atlético-GO, em Goiânia, o Verdão sobe para a terceira colocação da tabela, com 46, mesma pontuação do vice-líder, Flamengo (que possui três jogos a menos), e dez pontos em relação ao líder Atlético-MG, com 56. Apesar de ter jogado retroativamente pela 19ª rodada, o torneio está em sua 28ª etapa.

Vale destacar que, com os três pontos somados nesta rodada retroativa, o Maior Campeão do Brasil fechou o primeiro turno com 38 pontos – apenas um a menos de seu melhor primeiro turno nos pontos corridos (fez 39 em 2019).

Ao engatar duas vitórias, inclusive, o Alviverde de Abel Ferreira pôs fim a uma marca negativa na qual ficou sem vencer por dois jogos seguidos desde julho: as duas últimas vitórias consecutivas foram contra o Universidad Católica-CHI, por 1 a 0, em casa, pelas oitavas da Libertadores, e em seguida o Fluminense, também em casa, pelo Brasileiro, com o mesmo placar – estas duas vitórias, inclusive, haviam encerrado um ciclo de nove vitórias consecutivas do Palmeiras à época.

Com a vitória, de quebra, o Palmeiras deixou tudo igual numericamente no histórico do confronto contra o Vozão em jogos disputados no Castelão: agora são duas vitórias para cada lado, além de seis empates em um total de dez duelos disputados no local. Por jogos de Campeonato Brasileiro, esta foi a primeira vitória do Palmeiras no Castelão e, como visitante, por qualquer competição, quebrou tabu: foi o primeiro triunfo desde 1997, quando, em 15 de abril daquele ano, venceu o time cearense por 5 a 2 no Castelão pela Copa do Brasil (foram sete jogos disputados entre as equipes com o Vozão mandante desde então) – ou seja, fim do jejum de 24 anos em Fortaleza. Já pelo Brasileiro, como visitante, outro tabu quebrado! Venceu pela primeira vez o adversário desde 1973 (vale ressaltar, entretanto, que as equipes se enfrentaram apenas cinco vezes neste período).

Nesta noite, o Palmeiras melhorou ainda mais também seu retrospecto na cidade de Fortaleza. Na Capital Alencarina, o Verdão possui números extremamente favoráveis: em um total de agora 29 jogos, acumulou 12 vitórias, 11 empates e saiu derrotado seis vezes, marcando 55 gols e tendo sido acometido 33 vezes. Na Terra da Luz, o Verdão já teve como adversários o Borussia Dortmund-ALE (uma vez), o próprio Ceará (16 vezes com a de hoje), o Estrela do Mar (uma vez), o Flamengo (uma vez), o Fortaleza (oito vezes), o Manguary (uma vez) e a Seleção do Ceará (uma vez).

Além disso, desde 18/09 (vitória por 2 a 0 sobre a chapecoense), o Alviverde não vencia duas seguidas atuando fora de casa. Aliás, quando entrou em campo para enfrentar o Ceará, o Verdão era dono do quarto melhor aproveitamento de pontos como visitante na temporada 2021 entre os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, com 63,22% – em 29 jogos disputados fora de seus domínios antes do apito inicial contra o Vozão, o Verdão havia vencido 16 e empatado sete, com apenas seis reveses sofridos. O líder da lista é o Flamengo, com 75,31%.

Curiosamente, o palco do duelo desta noite já foi anfitrião de uma goleada histórica do Verdão sobre o alemão Burussia Dortmund. Isso mesmo! Em janeiro de 1996, o Palmeiras disputou a Copa Euro-América, da qual saiu como campeão após enfrentar o Borussia Dortmund-ALE e o Flamengo, ambos no Estádio Castelão. O torneio era um triangular no qual o clube que somasse mais pontos seria campeão: em seu primeiro duelo, o super Palmeiras de 1996 goleou o então campeão alemão e que também seria da Champions League naquela temporada por 6 a 1, com gols de Rivaldo, três vezes, Luizão, Cafu e Elivélton (Tretschok descontou para os alemães). No jogo seguinte, empatou por 1 a 1 com o Flamengo (gol de Rivaldo; Romário pontuou para o Rubro-Negro), garantindo o ponto necessário para ficar com a taça. A Copa Euro-América era uma competição amistosa de futebol que reunia equipes das Américas e da Europa nos anos 90, com três edições disputadas (o Verdão, além de 1996, havia sido campeão também em 1991).

Em toda história do confronto com o Ceará, o Palmeiras venceu mais do que a metade dos duelos! No total dos agora 32 confrontos disputados, são 18 triunfos palmeirenses, 10 empates e 4 derrotas sofridas, além de 69 gols marcados e contra 27 vezes em que fora vazado pelo adversário da vez.

AGENDA

O Palmeiras volta a campo na próxima segunda-feira (25), pela 28ª rodada do Brasileirão para enfrentar o Sport, em sua casa, no Allianz Parque, às 21h30 de Brasília. Em seguida, pega o Grêmio fora de casa pela 29ª etapa do certame, no dia 31/10 (no outro domingo), às 16h, na Arena Grêmio.