Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Corinthians na noite deste domingo (12 de junho) pela terceira rodada do Brasileirão. Os times empataram pelo placar de 1 a 1, com o Verdão saindo na frente logo aos 3 minutos de jogo, com Raphael Veiga, e depois sofrendo o empate aos 9 do segundo tempo, em gol marcado pelo volante Gabriel. Willian Bigode chegou a marcar o segundo do Verdão, que seria os 2 a 1, mas o VAR entrou em ação e detectou impedimento milimétrico de Rony.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o placar de 1 a 1, o Maior Campeão do Brasil defendeu uma invencibilidade que agora foi ampliada para sete partidas contra o Corinthians. Desde o último revés, em 22 de julho de 2020, pela primeira fase do Campeonato Paulista, o Verdão não perdeu mais para o rival e ainda conquistou um título (o próprio Estadual de 2020). Foram sete jogos, três vitórias e quatro empates, com destaque para a goleada por 4 a 0, no Allianz Parque, em janeiro deste ano, pelo Brasileiro da temporada passada.

Vale destacar que a data de 12 de junho é uma das mais emblemáticas da história do Palmeiras  – entrou para a história do clube como o Dia da Paixão Palmeirense, pois foi nesta data – em que é comemorado o Dia dos Namorados – que o Verdão goleou o Corinthians por 4 a 0 em 1993 e encerrou um jejum de 16 anos sem títulos. Era a primeira vez que os rivais se enfrentavam em uma decisão desde o Paulistão de 1974. Coincidentemente, esta também é a data de nascimento do ídolo Oberdan Cattani, lendário goleiro palmeirense (hoje, eternizado com um busto de bronze nos jardins do Parque Antarctica).

Palmeiras e Corinthians, aliás, se enfrentaram três vezes em dias 12 de junho já com o jogo de hoje. Além do histórico triunfo de 1993, houve um confronto também em 2016, quando o Verdão venceu, no Allianz Parque, pelo Brasileiro, por 1 a 0, com gol de Cleiton Xavier, somando importantes três pontos que depois culminariam no título brasileiro ao fim daquela campanha, além do empate por 1 a 1 desta noite.

Já considerando todos os adversários que o Verdão já teve um dia 12 de junho em sua história, foram 15 confrontos ao todo: oito vitórias, seis empates e uma única derrota, com 30 gols marcados contra 15 sofridos (ou seja, fez o dobro de gols nessa data).

O Derby desta noite marcou o 100º jogo do Verdão no Allianz Parque em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Até aqui, o saldo é extremamente favorável ao time alviverde atuando na arena pelo Nacional: 100 jogos, com 60 vitórias, 24 empates, 16 derrotas, 181 gols marcados e 83 gols sofridos.

De quebra, com o resultado, o Verdão ampliou uma sequência invicta: atuando como mandante pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras não sabe o que é derrota há 13 partidas – o último revés aconteceu no dia 10 de outubro de 2020, diante do Coritiba, no Allianz Parque. De lá para cá, foram oito vitórias e quatro empates: Atlético-MG (3 a 0), Fluminense (2 a 0), Athletico-PR (3 a 0), Bahia (3 a 0), Bragantino (1 a 0), Grêmio (1 a 1), Corinthians (4 a 0), Vasco (1 a 1), Botafogo (1 a 1), Fortaleza (1 a 0), Atlético-GO (1 a 1), Chapecoense (3 a 1) e, agora, Corinthians (1 a 1).

A última grande série invicta palmeirense como mandante pelo Nacional foi registrada entre 2018 e 2019, começando com Roger Machado, passando sua maior parte com Felipão e terminando com Mano Menezes, com um total de 31 jogos (26 vitórias e cinco empates).

Individualmente, o técnico Abel Ferreira está invicto em clássicos contra o Corinthians. Já são quatro jogos com este, com duas vitórias e agora dois empates. O primeiro encontro entre o português e o rival alvinegro terminou 4 a 0 para o Verdão, no Allianz Parque, pelo Brasileiro 2020. Já nesta temporada, o treinador comandou a equipe palestrina no empate por 2 a 2 e no triunfo por 2 a 0, ambos na casa do adversário e pelo Paulista 2021.

Já dentre os jogadores, se destacou Raphael Veiga, que chegou a 16 gols levando em conta apenas a Era Abel Ferreira e, com este número, desde que os jogos passaram a ser comandados pelo treinador português e integrantes de sua comissão, o camisa 23 passou a ser o maior artilheiro neste período, igualando as mesmas 16 bolas na rede de Rony – seguidos de Willian, com dez gols, e de Willian, com nove. Já o maior garçom da Era Abel Ferreira é Gustavo Scarpa, com 16 passes, disparado, seguido de Rony, com sete.

AGENDA

O próximo jogo do Verdão será contra o Juventude-RS, na casa do adversário, na próxima quarta-feira (16), às 21h30, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Já o próximo jogo em casa será também pelo Brasileirão, no domingo (20), às 11h, contra o América-MG, pela 5ª rodada do Nacional.

HOMENAGENS

Antes de a partida ser iniciada, houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da COVID-19. Os jogadores do Palmeiras e o banco de reservas, entretanto, aplaudiram durante todos estes 60 segundos, pois, um colega de trabalho, Edson Silva, que atuava como podologo do time, veio à óbito nesta madrugada e foi homenageado.

Outra homenagem veio das arquibancadas, com uma faixa com os dizeres “Força, Cris”, em alusão ao segurança Cristiano de Oliveira, que se encontra entubado na UTI em estado delicado também com COVID-19. Cristiano é um dos seguranças que esteve envolvido naquele episódio da briga no Uruguai, pela Libertadores de 2017, contra o Peñarol, quando o Verdão virou o jogo para 3 a 2 em campo e, em seguida, os atletas palmeirenses foram vítimas de uma emboscada, tendo ficado presos no campo e em menor número. Junto dos demais, Cristiano precisou agir rapidamente para proteger os palmeirenses.

PALMEIRAS: Jailson; Mayke (Marcos Rocha, 40’/2T), Luan, Renan e Victor Luis; Felipe Melo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony (Deyverson, 40’/2T), Luiz Adriano (Willian, 11’/2T) e Wesley (Breno Lopes, 11’/2T). Técnico: Abel Ferreira.