Embalado por goleadas, Sub-16 do Verdão encara o Beijing Guoan na final de torneio na China

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Quatro vitórias em quatro jogos disputados. 48 gols marcados e nenhum sofrido. Essa foi a campanha arrasadora do time Sub-16 do Palmeiras na primeira fase da Future Cup, torneio internacional disputado em Hohhot, na China. Classificado para a final como líder de seu grupo, a base do Verdão vai em busca de mais um título nesta segunda-feira (31), às 17h (horário local), contra o Beijing Guoan (um dos clubes mais tradicionais do país asiático).

O Verdão encerrou a primeira fase nesta sexta-feira (28) com mais uma goleada. Novamente demonstrando aos chineses o futebol de técnica e ofensividade praticado na base do clube, o Sub-16 superou o Zhangzhou por 16 a 0 – gols de Isac (3), Vitinho, João Salles (2), Passari, Caíque (3), Washington (3), Tatavitto e Daniel (2). O Palmeiras venceu também o Dianliu Jinan, de Shandong, por 9 a 0, o Hohhot, por 20 a 0, e o Shengle Mongolian Sheep, por 7 a 0.
[album]

Está é a terceira edição da Future Cup, que também é disputada nas categorias Sub-18, Sub-14 e Sub-10, e reúne equipes da China, República Tcheca e Coreia do Norte, entre outros. Os jogos são realizados no complexo esportivo do Shengle Mongolian Sheep FC, principal polo de desenvolvimento do futebol na região da Mongólia Interior, no norte da China. O ex-volante Edmílson, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, é o patrono do torneio.

No ano passado, o Sub-16 alviverde também viajou à China em um intercâmbio cultural e esportivo. Na ocasião, o clube disputou amistosos contra times da região e participou de uma série de palestras na Universidade da província de Hubei. O Palmeiras foi ao país pela primeira vez em 2011, com o time B, e inaugurou o Taiyuan City Stadium, estádio com capacidade para 75 mil espectadores, em uma partida amistosa contra a Seleção Olímpica chinesa, em Taiyuan.

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão foi a sete países: Espanha, Suíça, México, Japão, China, França e Itália.