Departamento de Comunicação

Reforço vindo do Botafogo na temporada de 2018, ano em que estreou pelo clube palmeirense, Emerson Santos fez valer a lei do ex, pois marcou pela primeira vez com a camisa do Verdão na tarde desta terça-feira, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, justamente sobre seu ex-clube, que, inclusive, o revelou para o futebol: no time da estrela solitária, ele foi campeão carioca Sub-20 em 2014. Em 2015, foi integrado à equipe profissional. Em 2016 e 2017, destacou-se e chamou a atenção do Palmeiras, que firmou vínculo com o defensor por cinco temporadas (até o fim de 2022).

O atual camisa 3 estreou pelo clube em 2018em um jogo de Libertadores (entrou aos 42 minutos do segundo tempo contra o Alianza Lima-PER, quando o Palmeiras já vencia por 3 a 1). O jogo seguinte à sua estreia foi na vitória por 3 a 1 diante do Junior Barranquilla-COL, também pela Libertadores de 2018 – nesta partida, ele atuou por 90 minutos pela primeira vez (ao lado de Luan).

Depois, devido à grande concorrência na posição, o zagueiro só fez mais duas partidas em 2018 (nos amistosos contra o panamense Club Deportivo Árabe Unido, 2 a 0 a favor do Verdão no Panamá, e contra o costa-riquenho Liga Alajuelense, 6 a 0 para o Palmeiras na Costa Rica, entre junho e julho), antes de ser emprestado ao Internacional, pelo qual disputou o Brasileiro daquele ano e de 2019, até retornar ao Verdão no início de 2020.

Em julho de 2018, o zagueiro foi emprestado para o Internacional, clube pelo qual disputou os Campeonatos Brasileiros de 2018 e 2019. Emerson Santos voltou a integrar o elenco alviverde no início de 2020. O jogador tem como características principais o chute forte, a marcação e a liderança.

Após voltar ao time no início de 2020, o camisa 3 atuou como reserva, entrando no intervalo, no lugar de Gustavo Gómez, no primeiro jogo da temporada: Palmeiras 0x0 Atlético Nacional de Medellín-COL, pela Florida Cup. Depois, ficou um período apenas compondo banco de reservas até passar, definitivamente, a figurar nos jogos do Palmeiras: fez duas partidas em outubro e, a partir de novembro, passou a ser definitivamente assíduo – desde o mês 11, esteve presente em 19 dos últimos 25 jogos, sendo titular em 13 ocasiões.

POLIVALENTE

Diante do Santos, pelo Brasileiro, na Vila Belmiro, no dia 05/12, e no dia 12/12, contra o Bahia, vitória por 3 a 0, ambos pelo Brasileiro, o jogador foi escalado na titularidade como volante – fato que se repetiu mais vezes depois ao longo da temporada. E na vitória por 1 a 0 sobre o Sport – a mais recente fora de casa pelo Brasileiro – ele jogou como lateral-direito titular, dando mostra de que é ainda mais versátil.