Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A Sociedade Esportiva Palmeiras promoveu neste sábado (25) a celebração dos 50 anos do Torneio Periquito de Judô, um dos eventos de artes marciais mais tradicionais do Brasil, repleto de emoção, muitos combates e homenagens àqueles que fizeram da competição uma das mais importantes do calendário esportivo do clube ao longo de cinco décadas.

Realizado desde 1968 de forma consecutiva, o torneio deste ano seguiu à risca a tradição histórica: mais de 1000 atletas de 70 academias lotaram o ginásio do Palestra Italia, recém-reformado para receber eventos de grande porte. O ponto alto do Periquito de Judô foi a presença de Nobuharu Harada e Yoshihiro Kikuta, cônsules do Japão no Brasil, em forma de homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no país.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O presidente Maurício Galiotte esteve com Yoshihiro Kikuta, um dos cônsules japoneses homenageados

Tradição há pelo menos 20 anos, a cerimônia de abertura teve como mestre José Jantália, vice-presidente da Federação Paulista de Judô, que deu as boas-vindas às academias presentes e saudou o Palmeiras, organizador do evento. Antes do discurso, a equipe de cheerleaders do Verdão animou o público com exibições acrobáticas.

Além dos cônsules japoneses, que puderam ouvir o hino do Japão na cerimônia de abertura, foram condecorados à mesa Enrique Guillen e Gilson Marques, diretores de esportes olímpicos, Silvio Katsuragi, diretor de relações externas, Guilherme Ribeiro, diretor social, Ademar Baeta Filho e Alexandre Gaspar, diretores do judô, Antônio Inácio, Tadeu Uehara e Denilson Lourenço, senseis do judô alviverde, entre outros membros da diretoria alviverde e de demais clubes.

“É uma honra muito grande chegar ao torneio de número 50. Reunir nomes do passado e do presente que fizeram e fazem parte dessa história é algo único. Dói um pouco ver os atletas lutando, pois dá saudade e muita vontade de colocar o quimono e lutar. Felizmente existem muitas pessoas que auxiliam na manutenção dessa tradição e esperamos realizar ainda muitas edições do Periquito daqui para frente”, declarou Alexandre.

O dia também foi repleto de homenagens. Além do troféu presenteado ao presidente Maurício Galiotte, nomes que fizeram e fazem parte da consolidação do judô alviverde como um dos mais importantes do país foram lembrados. Entre os pioneiros, Eduardo Murta, Carlos “Fuscão” Pacheco, Domingos Silvestrini e Fernando Kojima, integrantes da primeira turma de judô da história do Palmeiras, e Moacyr Daré, diretor do judô palestrino nas décadas de 80 e 90.

Gabriel Cabrera, do Sub-11, e Catarina Dizioli, do Sub-15, receberam a medalha especial em alusão ao futuro do judô palmeirense, que conta atualmente com grandes nomes no cenário internacional, como Ellen Froner, líder do ranking mundial Sub-21 feminino nos pesos médios (-70kg), e Ketelyn Nascimento, segunda melhor judoca Junior do mundo nos leves (-57kg).

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O torneio lotou as dependências do ginásio poliesportivo do Verdão

As lutas foram realizadas nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Master e Judô Para Todos – categoria que tem como objetivo promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento de portadores de necessidades especiais (PNE). As premiações foram distribuídas aos judocas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada classe, e o Palmeiras não concorreu ao troféu por equipes em decorrência da inscrição de número ilimitado de atletas. A 50ª edição do Torneio Periquito contou com o apoio dos parceiros Bioleve, Treviolo Café, Casella Pizzas & Pastas, Rêve D'or Sport, Sacolão Lapa e Fantastic Brindes.

Clique aqui e confira os vencedores por categoria

Clique aqui e veja a classificação geral do 50º Torneio Periquito de Judô

Clique aqui e confira as fotos do evento