Basquete do Palmeiras inicia disputa da LDB 2015 com etapa em Uberlândia

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Palmeiras irá com atletas da categoria sub-19 para o torneioPrincipal torneio de base do basquete brasileiro, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) começa nesta sexta-feira (24) e a bola laranja sobe para sete jogos do Palmeiras ao longo da próxima semana. Com a primeira etapa da primeira fase sediada no Praia Clube, em Uberlândia (MG), o Verdão estreia justamente contra os donos da casa, e enfrenta na sequência Seleção Brasileira Sub-17, Campo Mourão, Brasília, Paulistano, Pinheiros e Inter.

O regulamento da LDB é diferente do Novo Basquete Brasil. Os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four. A fase decisiva contará com transmissão dos jogos ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).

Apesar de o torneio permitir inscrição de atletas com idade até Sub-22, o Verdão participará com um time totalmente Sub-19. A equipe será comandada por Felipe Santana, o Filé, técnico da equipe Juvenil desde o ano passado e que tem feito boa campanha no Campeonato Paulista Sub-19. O ala-pivô Cadu, que integrava o elenco principal do Verdão na última temporada, alerta para a diferença de idade e as dificuldades que o clube deve superar no início.

“A expectativa para o início da competição é muito grande. Apesar de sermos o time mais novo a participar, todos estão se doando muito nos treinos para fazer um bom campeonato. Individualmente, vejo como uma grande oportunidade de fazer bons jogos, enfrentar jogadores mais experientes e ganhar destaque no cenário nacional. Será, sem dúvida, mais uma ótima experiência, como foi no Paulista e no NBB”, disse o jogador alviverde.

O Verdão já havia disputado a Liga de Desenvolvimento em 2012, mas o torneio estava em suas primeiras edições e tinha um caráter experimental, com outro formato e menos equipes. Outro destaque da equipe é o armador Murilo, que confia em uma boa campanha. “Espero ajudar o time a ficar entre os oito. Estamos cientes das adversidades, mas também sabemos do nosso potencial. O principal é representar o Palmeiras com a determinação de sempre”.

Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2015

Primeira Etapa – Primeira Fase

24/07 – 18h: Palmeiras 73 x 58 Praia Clube – Praia Clube (Quadra 2)
25/07 – 16h: Seleção Brasileira Sub-17 62 x 66 Palmeiras – Praia Clube (Quadra 3)
26/07 – 14h: Palmeiras 58 x 68 Campo Mourão – Praia Clube (Quadra 1)
28/07 – 20h: Brasília 48 x 35 Palmeiras – Praia Clube (Quadra 2)
31/07 – 14h: Paulistano 72 x 64 Palmeiras – Praia Clube (Quadra 2)
01/02 – 14h: Palmeiras 60 x 69 Pinheiros – Praia Clube (Quadra 3)
02/02 – 16h: Inter 66 x 70 Palmeiras – Praia Clube (Quadra 1)