Biriba, lenda do tênis de mesa nacional, treina atletas do Verdão pela primeira vez

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

À primeira vista, o nome Ubiraci Rodrigues da Costa desperta o conhecimento de poucos sobre o esporte brasileiro. O apelido Biriba, por sua vez, traz lembranças memoráveis aos fãs do tênis de mesa quando citado. O lendário esportista palmeirense esteve na sede social do clube na noite desta quinta-feira (22) pela primeira vez na carreira como treinador para os mesatenistas avançados do Verdão.
[album]

O tricampeão sul-americano (1958, 1960 e 2964) e tetra brasileiro (1960, 1962, 1964 e 1980) reuniu os mesatenistas e associados palestrinos para atividades de saque, recepção e modos de jogo. Os atuais atletas do Verdão são presença constante nas etapas da Liga Nipo Brasileira e do Circuito Fedeesp, inclusive com pódios e títulos.

Emocionado com a oportunidade de treinar atletas pela primeira vez no clube de coração, Biriba vê um grande futuro para o Verdão na modalidade. “É de muita felicidade ter a oportunidade de passar conhecimento a estes garotos. O tênis de mesa vem crescendo aqui dentro, e espero conseguir transmitir um pouco de motivação, experiência e técnica nas aulas. Poder lecionar no clube que amo é indescritível. A vida não havia me proporcionado isso antes, mas, agora, farei o que gosto com todo o prazer. Quando isso acontece, os resultados aparecem”, disse.

No auge de seus 73 anos, o lendário mesatenista, ao lado do também palmeirense Hugo Hoyama, é considerado por muitos o maior expoente da história da modalidade. Em 1958, com apenas 13 anos e um metro e meio de altura, Biriba, em pleno ginásio do Ibirapuera, tornara-se um astro nacional ao derrotar os japoneses campeões mundiais à época: Ichiro Ogimura e Toshio Tanaka.  

“É meu primeiro trabalho como técnico, por incrível que pareça. Abro os braços para o Gustavo (diretor do tênis de mesa do Palmeiras), pois ele acreditou no meu potencial. É uma oportunidade que não tem preço dentro do clube que sempre pratiquei e defendi. Passar o conhecimento aos atletas e associados do Palmeiras é ainda mais significativo a mim”, contou.

O tênis de mesa palestrino renovou neste ano a parceria com o São Bernardo, através do medalhista pan-americano e palmeirense Hugo Hoyama. A união surgiu em 2010 e recolocou o clube em competições nacionais. A conquista mais marcante no período foi a do Brasileiro de 2011, na modalidade masculina (por equipes), além de diversos títulos estaduais. Biriba, por sua vez, vê os dois expoentes como grande inspiração a quem quer praticar o esporte.

“Vejo que o Hugo é um exemplo magnífico ao departamento. É um grande palmeirense e campeão. Estando aqui no Palmeiras, com certeza o departamento tem tudo para crescer. Vejo nós dois como grandes motivadores para que essa garotada faça com que o clube seja grande não só no tênis de mesa, mas em todas as modalidades”, enalteceu Biriba.

Divulgação _ Biriba é um dos maiores mesatenistas de todos os tempos

Pratique tênis de mesa no Palmeiras

A sala do tênis de mesa do Palmeiras, no segundo andar do Prédio Multiuso, é aberta a todos os associados interessados em praticar a modalidade. O departamento funciona de terças a sextas, das 13h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h, com o professor Danilo Jardim. O clube promove aulas para atletas iniciantes de quartas e sextas, das 19h às 21h, e de terças e quintas, das 15h às 17h. Para alunos de nível avançado, os treinos são realizados às terças e quintas, das 19h às 21h.