Equipe de tênis de mesa do Palmeiras é vice-campeã do Brasileiro em Chapecó

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe de tênis de mesa São Bernardo/ASA/Palmeiras conquistou a segunda colocação no Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado na última semana, em Chapecó-SC. O Verdão alcançou a final da categoria Absoluto A no torneio por equipes masculino e surpreendeu com grandes vitórias, apesar do revés na decisão contra o Concórdia (SC).

Divulgação _ A equipe de tênis de mesa do Palmeiras foi prata em Chapecó-SC

A equipe palmeirense foi formada por Hugo Hoyama, Willian Kumagai e Reinaldo Yamamoto. O jogo mais difícil e emocionante da campanha foi o das quartas de final, contra a equipe de Manaus (AM). Hugo venceu uma partida e Reinaldo venceu outras duas. Apesar da derrota nas duplas, o Verdão fechou com a vitória por 3 a 1 e avançou para a semifinal.

Contra Itajaí (SC), na semi, Willian venceu dois jogos e, ao lado de Reinaldo nas duplas, conseguiu mais um triunfo e fechou o placar de 3 a 2. Na decisão, o Verdão acabou superado pela forte equipe de Cazuo Matsumoto e Danilo Toma e perdeu por 3 a 0. O Campeonato Brasileiro reuniu ao todo 715 atletas de 88 clubes olímpicos e 39 paralímpicos.

"Foi bem legal, em um torneio desse, chegarmos à final. Atingimos o objetivo que era o de chegar ao pódio. Fomos quietinhos, pelos cantos. Sabíamos que seria difícil, principalmente contra Manaus. Ali era o nosso jogo-chave, mas todo mundo deu o sangue e jogou concentrado", afirmou Hugo Hoyama, que também é técnico da Seleção Brasileira feminina.

Biriba é homenageado no Circuito das Estrelas

O lendário mesatenista Ubiraci Rodrigues da Costa, mais conhecido como Biriba, foi o homenageado da etapa do Circuito das Estrelas que também foi realizada em Chapecó, no mesmo período. Revelado pelo Palmeiras, Biriba ficou conhecido no mundo inteiro após bater os campeões mundiais japoneses Toshiaki Tanaka e Ichiro Ogimura, em 1958, então aos 13 anos. Participaram da competição paralela grandes nomes do tênis de mesa brasileiro. Ele completou 70 anos em 2015 e foi homenageado pelo Verdão (veja aqui).