Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Atual campeã do Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico, Alana Maldonado foi convocada novamente para a Seleção Brasileira da modalidade. Desta vez, a judoca palestrina participará da Copa do Mundo da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA), torneio sediado na cidade de Antalya, na Turquia, entre os dias 18 e 27 de abril.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Alana soma diversas conquistas internacionais nos últimos anos

Destaque do judô nacional desde 2015, a paratleta vem em ascensão meteórica na carreira e, com apenas 22 anos, soma grandes conquistas, como a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e os ouros na Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e no Open 2018, na Alemanha (todos na categoria 70kg).

Incorporada ao clube alviverde neste ano, Alana celebrou mais uma convocação para a Seleção na carreira. “Fiquei muito feliz com esta chamada. Será um torneio muito competitivo, pois poderei encontrar minhas principais adversárias e promessas da categoria. Estou bastante confiante, treinada e preparada para buscar os melhores resultados lá na Turquia”, disse.

Além da palestrina, a delegação do Brasil contará com outros nomes consagrados do paradesporto nacional, como Antônio Tenório, Willians Araújo e Lúcia Araújo, além das revelações Rebeca Silva, de apenas 17 anos, e Thiego Silva, de 19. Os treinos preparatórios da equipe estão previstos para acontecer no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais possuem ainda três classificações: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão – caso de Alana) e B3 (capaz de definir imagens).

Pratique judô no Palmeiras

O Palmeiras promove aulas de escolinha de judô para associados de diversas faixas etárias, de terças a sextas, em diversos horários. Clique aqui para acessar a página voltada aos sócios no site oficial e confira a programação completa de atividades no clube.