Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Alana Maldonado, principal paratleta feminina brasileira de 2017, participa nos dias 16, 17 e 18 de novembro do Campeonato Mundial Paralímpico de Judô, principal competição da modalidade após os Jogos Paralímpicos com sede em Lisboa, Portugal. A judoca disputa a premiação na categoria de peso médio (-70kg) para deficientes visuais.

Divulgação _ A atleta recebeu neste ano o 2º Dan, graduação concedida aos judocas pelo tempo de faixa preta

Assista ao vivo às lutas da competição clicando aqui e aqui.

Recuperada de lesão no joelho, a judoca teve outro feito recente para comemorar: ela segue na liderança do ranking mundial de sua faixa de peso, com 850 pontos. Alana é seguida de perto na lista pela russa Olga Zabrodskaia, algoz na final da Copa do Mundo da Turquia, com 840 pontos. No Mundial, a palmeirense disputa também a premiação por equipes.

Presença constante na Seleção Brasileira em competições internacionais, Alana mostra otimismo com a oportunidade de trazer mais uma medalha para o Brasil. “Estou bem feliz de ir ao Mundial. É uma grande conquista, pois venho de lesão e me dediquei ao máximo para conseguir integrar a equipe. A recuperação foi incrível tanto da parte médica quanto da fisioterapia. Tive bastante apoio de todos os lados e isso me deixou ainda mais confiante para buscar um lugar no pódio”, disse.

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais são classificados em três níveis: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão – caso de Alana) e B3 (capaz de definir imagens).

Este é o terceiro torneio internacional da paratleta desde sua chegada ao clube alviverde nesta temporada. Além da prata na Copa do Mundo Paralímpica, Alana foi campeã do Grand Prix Internacional Paralímpico, disputado no mês de março, em São Paulo (SP), após derrotar todas as adversárias por ippon.

Destaque do judô nacional nos últimos anos, Alana vem em ascensão meteórica e soma outras grandes conquistas na carreira, como a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e os ouros na Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e no Open 2018, na Alemanha (todos na categoria 70kg).