Palestrinos Gui Lin e Hugo Hoyama conquistam prata por equipes no Pan-Americano

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Reprodução_Verdão foi bem representado no tênis de mesa do Pan de TorontoO tênis de mesa garantiu mais uma medalha de prata para o Brasil e a primeira do Palmeiras nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. A mesatenista alviverde Gui Lin e o palestrino Hugo Hoyama, treinador da Seleção Brasileira, disputaram nesta terça-feira (21) a final feminina por equipes contra os Estados Unidos, com revés por 3 a 0. Além de Gui Lin, Ligia Silva e Caroline Kumahara completam o trio do Brasil que fez história ao levar a primeira medalha feminina na modalidade em Pan-Americanos.

A medalha de prata também foi a primeira do país no tênis de mesa nesta edição do Pan – ainda estão em jogo as medalhas no individual masculino, individual feminino e equipes masculino. No caminho até a final, as atletas brasileiras venceram na primeira fase Cuba e Peru, ambos por 3 a 0. Nas quartas de final, disputadas nesta segunda (20), superaram a Colômbia, também por 3 a 0. A semifinal foi realizada nesta terça (21), com vitória brasileira sobre Porto Rico, por 3 a 1.

No tênis de mesa, o histórico do Verdão no Pan-Americano é antigo. Hugo Hoyama é um dos maiores medalhistas do Brasil, e tem em Toronto sua principal competição como técnico da Seleção Feminina até agora. Ele ainda é atleta e técnico da equipe do Palmeiras/São Bernardo, da qual Gui Lin faz parte – ela é a brasileira melhor colocada no ranking mundial e tem chance de medalha no individual feminino, que começa nesta quarta (22) e termina no sábado (25).

Desde o Pan de 1995, em Mar del Plata, nunca o Brasil terminou sem ao menos uma medalha de Hugo Hoyama – foram dez de ouro, uma de prata e quatro de bronze no período, com total de 15 em oito participações como atleta. Agora, ele aumenta a “coleção” com mais uma na função de treinador. Já Gui Lin faz em 2015 sua estreia em Pan-Americanos, e é um dos grandes nomes do Brasil na modalidade visando o Mundial e os Jogos Olímpicos de 2016.

Arco e Flecha

A arqueira Sarah Nikitin foi outra atleta palmeirense a representar o clube no Pan-Americano de Toronto. Em sua terceira participação na competição – já havia disputado o Pan do Rio de Janeiro, em 2007, e de Guadalajara, em 2011 –, ela repetiu o desempenho de quatro anos atrás e terminou na nona colocação, sendo eliminada nas oitavas de final no individual. Na disputa por equipes do tiro com arco feminino, o Brasil terminou em sétimo depois de sofrer revés contra a Venezuela, por 5 a 1, nas quartas de final. Sem tempo para descanso, ela já se prepara para o Campeonato Mundial da modalidade, na Dinamarca, na próxima semana.