Palmeiras celebra 30 anos do Futebol de Mesa com campeonato interno e homenagens

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Em celebração ao 30º aniversário do Departamento do Futebol de Mesa, o Palmeiras, no último domingo (20), promoveu um campeonato especial para saudar os atletas do passado e do presente da modalidade. Os 30 botonistas convidados receberam medalhas comemorativas como forma de agradecimento à consolidação do clube como um dos maiores campeões nacionais.

Além das medalhas comemorativas, o Verdão homenageou sete nomes que tiveram participação fundamental no crescimento do departamento. João Luiz Gil, ex-diretor e fundador do futebol de mesa do Palmeiras em 1987 e primeiro campeão brasileiro individual da história da modalidade (1989) puxou a lista.
[album]

Os demais condecorados foram: João Carlos de Oliveira (diretor do futebol de mesa por mais de 15 anos), Paulo César Michilin (campeão brasileiro, sul-americano e mundial, é o único botonista a estar no clube desde a criação do departamento), Mauro César Michilin (tetracampeão nacional individual e penta por equipes), Jefferson Genta (campeão brasileiro, sul-americano e mundial – ambos individuais), Marcus Zuccato “Quinho” (campeão brasileiro, sul-americano e mundial) e Sidnei Andrade Souza “Diney” (campeão brasileiro individual e tetra por equipes).

A estreia da trajetória alviverde no futmesa aconteceu no Campeonato Paulista de 1988, organizado pela Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), para celebrar o reconhecimento oficial como modalidade esportiva, e o Verdão terminou na 4º colocação. Em 1989, com pelo menos 50 atletas federados, o Alviverde time bateu na trave e foi vice do Estadual. Já em 1990, a taça do torneio, enfim, foi parar na galeria de troféus.

Já classificado para a fase eliminatória do Campeonato Paulista, o Palmeiras encerra a participação na classificatória do torneio no dia 3 de setembro, contra o Maria Zélia, no Belenzinho, pela 9ª rodada.