Palmeiras goleia Metalúrgicos pelo Campeonato Metropolitano de Futsal

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes de base do futsal palmeirense seguem com campanhas excelentes no Campeonato Metropolitano.  Os garotos dos times Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 golearam a SE dos Metalúrgicos no último fim de semana e garantiram pontos importantes na busca pelas melhores posições no torneio.

Líder e com 100% de aproveitamento na categoria com 18 pontos marcados em seis partidas, o Sub-16 derrotou o rival por 6 a 0 – foram para as redes Gabriel Abreu (2), Gabriel Pedro, Rafael, João Victor e Vinicius (artilheiro da competição com 11 tentos). A mesma diferença de gols pôde ser vista no jogo do Sub-12, que venceu por 7 a 1 e segue na cola do líder Corinthians – o Alvinegro tem vantagem de dois pontos.

A goleada também foi importante para o Sub-14: a equipe venceu por 9 a 1 e se manteve na sexta colocação do torneio, com 13 pontos. Já o Sub-18, empatado em quase todos os números com o São Caetano Futsal na liderança da categoria com 18 pontos (o rival só leva vantagem no saldo de gols), atropelou os Metalúrgicos por 8 a 0 – Guilherme (3), Lucas Freitas, Matheus Santos, Vinicius (2) e Leonardo marcaram para o Verdão.

Divulgação_O Sub-18 tem os mesmos 39 gols do São Caetano, mas tem dois a menos de saldo (31 a 29)

Sub-9 e Sub-10 derrotam Portuguesa pelo Estadual

As equipes Sub-9 e Sub-10 do Verdão fizeram valer o mando de quadra no Ciro II e venceram a Portuguesa de Desportos pela 3ª rodada do Campeonato Estadual da modalidade. Os placares de 6 a 1 e 4 a 0, respectivamente, colocaram as categorias entre as dez melhores campanhas do torneio.

Já o Sub-8, apesar do primeiro revés na competição diante da Lusa, está em busca de novos talentos para a montagem do time da próxima temporada. Garotos nascidos em 2010 podem se inscrever na peneira promovida pelo Verdão clicando aqui.

A maior novidade em relação às edições anteriores do Estadual é, além da incorporação da categoria Sub-10 ao certame anual, a criação da premiação por clubes. Em turno único, as equipes jogarão entre si dentro do grupo (o Verdão está na chave C, ao lado de Portuários de Santos, Indaiatuba, Suzano FC, São Caetano FC, Hortolândia, Gremetal, São Paulo, Santo André e Portuguesa).

Todas os 31 clubes participantes avançam à próxima fase, que será composta por quatro chaves: Ouro (1º ao 8º), Prata (9º ao 16º), Bronze (17º ao 24º) e Cobre (25º ao 31º). O critério para a classificação das agremiações será através do Ranking de Eficiência, que compreende a somatória de pontos obtidos pelo clube nas três categorias (Sub-8, Sub-9 e Sub-10). Dentro desta regra, as posições serão definidas pelo Índice Técnico, já que nem todas as equipes farão o mesmo número de jogos dentro do grupo – divide-se o total de pontos obtidos com o número de partidas e, em seguida, o resultado é multiplicado por dez.

Com a divisão das chaves, os clubes (times Sub-8, Sub-9 e Sub-10) se enfrentam nas quartas de final em dois jogos, e, assim como nas fases seguintes (semifinal e final), avança a agremiação que obter maior número de pontos – soma-se os desempenhos das três categorias.

Conhecidos os clubes campeões das chaves unificadas, o Campeonato Estadual de Futsal vai para a fase entre categorias – no molde tradicional dos anos anteriores. Seguindo também o critério do Ranking de Eficiência, os classificados serão divididos entre as séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre de acordo com o desempenho individual na categoria. Os duelos decisivos são únicos e com os confrontos nesta ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º – o mesmo critério se aplica aos classificados às demais séries. Na final, o time com melhor campanha tem a vantagem de dois empates.

Confira os resultados do Verdão na 6ª rodada do Metropolitano de Futsal:

Sub-12: SE Metalúrgicos 1 x 7 Palmeiras – Gin. Joaquim C. Rabelo
Sub-14: SE Metalúrgicos 1 x 9 Palmeiras – Gin. Joaquim C. Rabelo
Sub-16: SE Metalúrgicos 0 x 6 Palmeiras – Gin. Joaquim C. Rabelo
Sub-18: SE Metalúrgicos 0 x 8 Palmeiras – Gin. Joaquim C. Rabelo

7ª rodada: 29/04, a partir das 14h:
Palmeiras x Mogi das Cruzes EC – Palestra Italia

Veja os resultados do Palmeiras pelo Estadual Sub-8, 9 e 10:

Sub-8: Palmeiras 1 x 2 Portuguesa – Ginásio FPFS Ciro II
Sub-9: Palmeiras 6 x 1 Portuguesa – Ginásio FPFS Ciro II
Sub-10: Palmeiras 4 x 0 Portuguesa – Ginásio FPFS Ciro II

4ª rodada: 07/05, a partir das 10h:
Palmeiras x Portuários de Santos – Palestra Italia