Verdão no Pan: mesatenista do clube conquista a segunda prata para o Brasil

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A mesatenista Gui Lin conquistou sua segunda medalha de prata para o Brasil e para o Palmeiras nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A atleta avançou até a final das disputas neste sábado (25) e bateu na trave pelo ouro do individual feminino: acabou sofrendo revés apertado contra a norte-americana Wu Yue, por 4 sets a 3 (11/8, 11/81, 4/11, 8/11, 10/12, 11/9 e 11/7). A segunda colocação, ainda assim, é histórica para o tênis de mesa brasileiro.

Na semana passada, Gui Lin e as companheiras Ligia Silva e Caroline Kumahara também conquistaram a medalha de prata na disputa por equipes feminina, abrindo o caminho para as várias medalhas trazidas pelos mesatenistas em Toronto. A Seleção Brasileira Feminina de tênis de mesa é comandada pelo palestrino Hugo Hoyama, atleta e treinador da equipe do Palmeiras/São Bernardo e um dos recordistas de medalhas do Brasil na história do Pan.

Reprodução_Gui Lin perdeu final para atleta norte-americana, mas ficou com prata histórica

"Foi o meu primeiro Pan e tiro lições importantes. Acabei de perder a final, é duro, mas tiro mais coisas positivas que negativas", afirmou Gui Lin, logo após o duelo emocionante contra a norte-americana na decisão (ela chegou a abrir 5 a 1 de vantagem no último set da partida).

No caminho para a final, Gui Lin venceu Camila Arguelles, da Argentina, por 4 a 1, Alicia Cote, do Canadá, por 4 a 0, e Angela Mori, do Peru, por 4 a 0 – todas na primeira fase. Nas partidas eliminatórias, passou pela norte-americana Jiaqi Zheng, por 4 a 2, nas oitavas, e pela canadense Anqi Luo, por 4 a 2, nas quartas de final. Na semi, disputada nesta manhã, ela superou Lily Zhang (94ª do Ranking Mundial), por apertados 4 sets a 3.  

O histórico do Verdão no tênis de mesa do Pan-Americano é antigo. Hugo Hoyama teve em Toronto sua principal competição como técnico da Seleção Feminina até agora, e teve enorme sucesso (duas pratas e um bronze). Ele ainda é atleta e técnico da equipe do Palmeiras/São Bernardo, da qual Gui Lin faz parte – ela é a brasileira melhor colocada no ranking mundial.

Desde o Pan de 1995, em Mar del Plata, nunca o Brasil terminou sem ao menos uma medalha de Hugo Hoyama – foram dez de ouro, uma de prata e quatro de bronze no período, com total de 15 em oito participações como atleta. Agora, ele aumenta a “coleção” com mais três na função de treinador. Já Gui Lin fez em 2015 sua estreia em Pan-Americanos, e segue como um dos grandes nomes do Brasil na modalidade visando os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.