Verdão supera Corinthians no Futebol de Mesa e no Subbuteo na casa do rival

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe de botonistas do Palmeiras venceu o Corinthians por 39 a 33 (parciais de 7×5, 7×5, 6×6, 4×8, 3×9 e 6×6) no último domingo (30), em pleno Parque São Jorge, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista da modalidade. O resultado positivo manteve o Verdão na quinta colocação da fase classificatória do torneio, com nove pontos (três vitórias e três derrotas).

Divulgação _ Os botonistas do Verdão fizeram história na casa do rival

Cada equipe é composta por seis atletas que enfrentam alternadamente os seis jogadores do adversário. A vitória vale dois pontos para o vencedor e o empate um ponto para cada time. Diney (10), Dentinho (8), Jefferson (6), Perrotti (6), Edu Santos (6), Michilin (3), Hylson, Melli, Dema e Wendell foram os pontuadores do Verdão na partida.

O Palmeiras disputa o futebol de mesa na modalidade 12 toques. Assim, o jogo tem duração de 20 minutos e é disputado em dois tempos de dez. Cada time tem direito a um limite de 12 toques a cada posse de bola e, caso não chute a gol, é punido com um tiro indireto cobrado do local onde a bola estiver parada. Também nessa modalidade, foi campeão mundial individual duas vezes: em 2015, com Jefferson, e em 2009, com o atleta Quinho.

Na fase classificatória do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, as nove equipes se enfrentam em turno único. As duas primeiras garantem vaga direta às semifinais e os times que terminarem entre 3º e 6º lugares disputam a repescagem pelas outras restantes. No próximo domingo (6), o Palmeiras recebe a equipe do Sete de Setembro, pela 8ª rodada.

Ainda no ginásio alvinegro, o Palmeiras também foi destaque no Campeonato Paulista de Subbuteo, modalidade de futebol de mesa muito praticada na Europa e que tem ganhado espaço no Brasil. No embate por equipes, o Verdão derrotou o Alvinegro na final por 3 a 1 e se sagrou campeão. Já no certame individual, três atletas palmeirenses ficaram entre os quatro primeiros colocados: Jefferson foi o grande campeão, seguido de Michilin (3º) e Melli (4º).

Divulgação _ Jefferson, Michilin e Melli foram premiados pelo ótimo desempenho no Paulistão de Subbuteo

Em vez de botões, o Subbuteo é disputado com peças que reproduzem jogadores em escala reduzida. Cada equipe é formada por dez bonecos de linha dispostos em base semiesférica (metade de uma esfera) e um goleiro móvel (preso a uma barra de plástico ou metal com cerca de 10cm de comprimento). A partida tem dois tempos de 15 minutos. A modalidade terá seu Campeonato Sul-Americano disputado no mês de outubro, em Córdoba, na Argentina.

Divulgação _ O Verdão também se deu bem no Subbuteo, que tem ganhado fama no Brasil