Festa dos Veteranos reúne ídolos no Palmeiras e homenageia a Primeira Academia

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Diversos atletas que fizeram parte dos 101 anos de história da Sociedade Esportiva Palmeiras reuniram-se neste sábado (26), na sede social do clube, para a tradicional Festa dos Veteranos promovida em homenagem aos ex-atletas alviverdes. Neste ano, o jantar celebrou ainda o aniversário de 50 anos da Primeira Academia, que encantou o mundo com futebol de classe e técnica na década de 1960 e representou a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão.

A partida, realizada em 1965 – primeira e única em que um time inteiro, com reservas, representou a Seleção Brasileira – terminou com vitória por 3 a 0 do Palmeiras/Brasil diante do Uruguai. O ídolo Dudu, representante dessa geração vitoriosa, comemorou a oportunidade de rever amigos e atendeu aos inúmeros pedidos de fotos e autógrafos dos torcedores.

“São muitas memórias boas. Ficamos contentes porque já se passaram tantos anos desse jogo de 1965 e até hoje somos lembrados pela torcida, pelos filhos e netos de pessoas que nos viram jogar. Isso não tem preço que pague”, afirmou o ex-volante, que disputou 609 jogos pelo Palmeiras e conquistou diversos títulos, dentre os quais cinco Brasileiros e três Paulistas.

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Festa dos Veteranos reuniu ex-atletas e diversos convidados no Clube Social do Verdão

A Festa dos Veteranos de 2015 foi a 43ª promovida consecutivamente pelo Palmeiras. O evento foi idealizado pelo ex-goleiro Oberdan Cattani, em 1945, com o intuito de reunir os jogadores que fizeram parte da Arrancada Heroica de 1942. O encontro passou a ser aberto a todos os ex-jogadores do clube a partir de 1972 e tem sido realizado anualmente desde então.

“Nós, ex-atletas, nos sentimos lisonjeados, agradecidos pelo clube se lembrar de nós dessa forma. O Palmeiras é eterno, os jogadores passam e o Palmeiras fica. Estará sempre no nosso coração. Revemos também os atletas, nossos ex-companheiros, e essa união é muito importante”, afirmou Tonhão, outro dos ídolos mais assediados pela torcida no encontro.

Os veteranos foram homenageados pelo presidente Paulo Nobre, pelo vice Mauricio Galiotte, e pelo diretor social, Roberto Silva – todos os ex-atletas receberam uma camisa e um brinde do Palmeiras, inclusive de outras modalidades esportivas além do futebol. O recém-lançado álbum de figurinhas oficial do clube foi um sucesso e distribuído para todos os presentes.

O presidente do clube discursou e enalteceu a importância de exaltar o passado e os ídolos que ajudaram a escrevê-lo. “Um time sem história não é um time grande, e o Palmeiras tem muita história nesses 101 anos. Graça a vocês que ajudaram a construí-la e a conquistas tantos títulos que nos deram tantas alegrias. Queria agradecer a presença de todos”, disse Paulo Nobre.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da Festa do Veteranos deste sábado (26).