Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras mede forças com o Avaí neste domingo (16), às 16h, na Ressacada, em Florianópolis-SC, dando início às quartas de final da Copa do Brasil da categoria. A partida será transmitida pela TV Bandeirantes.

Com três vitórias e 14 gols marcados na competição até aqui, o Verdão busca seu segundo título no torneio, conquistado pela primeira vez em 2019. Até aqui, o time alviverde deixou pelo caminho Presidente Médici-MA (primeira fase) e Náutico (oitavas de final).

“Temos encarado cada jogo como uma final, e contra o Avaí não será diferente. É um time que tem bastante força quando joga em casa, mas estamos focados em brigar pela vitória e levar três pontos para São Paulo”, declarou o atacante Gabriel Silva, artilheiro do Alviverde na Copa do Brasil Sub-20 com quatro gols.

Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Gabriel (dir.), com quatro gols, e Marino (esq.), com três, estão entre os artilheiros do Verdão na Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Leonardo Benhossi)

Ano especial

Vale lembrar que a temporada 2021 tem sido bastante memorável para as Crias da Academia, que têm participado de jogos do profissional no Paulista e na Libertadores. Em todos os duelos do time principal até aqui (20), 20 atletas formados pelo CFA palmeirense já entraram em campo ao menos uma vez: o goleiro Vinicius, os zagueiros Renan, Michel e Henri, os laterais Victor Luis, Lucas Esteves, Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Fabinho e Pedro Bicalho e os atacantes Wesley, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Newton, Marcelinho e Giovani. Em 2020, esse número foi de 18 atletas.

No total, já foram convocadas 24 Crias da Academia para jogos do profissional nesta temporada. Destas, só não estrearam ainda o goleiro Mateus, o zagueiro Michel e os meio-campistas Ramon e Vitinho. Já o atacante Pedro Acácio ainda não atuou pelo principal em 2021. No ano passado, esse número foi de 31 atletas (recorde do século).