Departamento de Comunicação

O volante Patrick de Paula abriu caminho para a vitória palmeirense por 3 a 0 na tarde deste sábado (28) logo aos sete minutos do primeiro tempo marcando um golaço. Paula disputou 18 das 22 partidas do time pelo Brasileirão, sendo o segundo que mais jogou, ao lado de Zé Rafael, Weverton e Gabriel Menino, e atrás de Willian, com 20. Ele também é o líder de tempo em campo entre os jogadores de linha: foram 1487 minutos, seguido do zagueiro Gustavo Gómez (com 1374) – neste quesito, só o goleiro Weverton possui mais (1673). Este foi o quarto gol de Patrick de Paula pelo Palmeiras desde que estreou pelo Verdão no início de 2020.

A jogada do gol de Patrick, desta tarde, foi iniciada por Gustavo Scarpa, que, perto da intermediária, acionou Lucas Lima, que, por sua vez, estava próximo à entrada da grande área. Foi aí que Lucas Lima encontrou a Cria da Academia, que dominou dentro da área, girou, se posicionou de forma inteligente atrás da linha do impedimento e, de pé esquerdo, acertou um belíssimo chute.

Incorporado ao elenco profissional do Verdão em janeiro, o jogador ainda lidera a lista de palmeirenses com mais interceptações de jogadas adversárias em 2020 (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho) com 23 ao todo até antes de a bola rolar no duelo entre Palmeiras e Athletico-PR, seguido de Viña e de Gabriel Menino, ambos com 21, e também aparece bem no quesito desarmes: quarto colocado do time no ano com 62 roubos de bola, atrás apenas de Viña (74), de Zé Rafael (84) e do líder Marcos Rocha (94) – Gabriel Menino completa o top 5, com 52 (dados do Footstats) – números esses também atualizados até antes de o jogo entre Verdão e Furacão acontecer nesta tarde.

Os outros gols de Patrick de Paula em 2020 foram no empate por 1 a 1 com o Flamengo no primeiro turno do Brasileiro nos jogos em que marcou que garantiram as vitórias por 2 a 1 sobre o Santos, também pelo Brasileiro, e por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na semifinal do Paulista. Além disso, o garoto de 21 anos foi o responsável pela quinta cobrança do Verdão na disputa de pênaltis na final do Paulista, garantindo o 23º título estadual da história do clube.

Captado pelo Palmeiras em 2017 quando atuava no futebol amador do Rio de Janeiro, sua cidade natal, Patrick fazia inicialmente a função de meia, mas assumiu o protagonismo na base quando passou a jogar mais recuado, como primeiro volante (atuou até improvisado como zagueiro em algumas partidas). Campeão brasileiro Sub-20 em 2018, faturou ainda a Copa do Brasil Sub-20 em 2019 e quatro títulos paulistas seguidos (2017, 2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional) no clube.

– Mais gols em 2020: Luiz Adriano (15); Willian (14); Raphael Veiga (13); Gabriel Veron e Ron (6); Zé Rafael (5); Patrick de Paula e Wesley (4);  Gustavo Gómez (3); Gabriel Menino (2); Marcos Rocha, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Dudu (2); Ramires, Felipe Melo e Viña (1)

– Mais gols no Brasileiro 2020: Luiz Adriano (7); Raphael Veiga (6); Willian (4); Gabriel Veron, Rony e Patrick de Paula (3); Zé Rafael e Wesley (2); Gustavo Gómez (1)