Departamento de Comunicação

Em um único lance, dois jogadores tiveram a felicidade de ampliar marcas individuais na vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o RB Bragantino na noite deste domingo (27), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao dar o passe para o gol de Luiz Adriano, Gabriel Menino acumulou mais uma assistência e disparou como garçom do time, enquanto o próprio autor do gol voltou a figurar em ranking importante.

Luiz Adriano retornou na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, mas entrou no segundo tempo. Ele havia ficado de fora do time por um mês (oito partidas) após lesionar a coxa esquerda. Recuperado, ele retornou pela primeira vez na titularidade do ataque e precisou de apenas 27 minutos para deixar sua marca. Com isso, o camisa 10 chegou a 16 gols na temporada, se isolando como vice-artilheiro da equipe, atrás de Willian, com 17, e superando Raphael Veiga, com 15. E agora com oito bolas na rede no Brasileiro, igualou Raphael Veiga e voltou a ser o artilheiro do time no Nacional, ao lado do camisa 23.

“Fico feliz em voltar e fazer gol. A qualidade do cruzamento foi do Menino, só tive a qualidade de finalizar”, disse o atual camisa 10 do Verdão durante o intervalo da partida. O jogador, aliás, é um dos dois palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas em 2020 – o outro é Raphael Veiga. O atacante marcou três vezes no Paulista, oito no Brasileiro até aqui, quatro na Libertadores até o momento e uma na Copa do Brasil, enquanto o meio-campista fez um gol pelo Estadual, oito pelo Brasileirão, dois pela Libertadores e quatro na Copa do Brasil.

Luiz Adriano soma cinco gols em seus últimos nove jogos disputados – média de 0,55 por partida – marcou duas vezes contra o na vitória por 3 a 0 contra o Atlético-GO, em Goiânia, pelo Brasileiro, em 25/10; no triunfo por 3 a 1 diante do próprio RB Bragantino pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em Bragança Paulista-SP, em 29/10; e, mais recentemente, havia balançado as redes do Vasco, em 08/11, antes de ficar de fora por desgaste muscular, voltar por mais duas partidas e, em seguida, se lesionar.

Com 23 gols desde que chegou ao Verdão, em 2019, o jogador se isolou ainda como vice-goleador do elenco no geral, superando lado de Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, ambos com 22 gols – neste quesito, ele está atrás só de Willian Bigode, com 55 bolas na rede pelo clube.

Vale destacar, aliás, que Luiz Adriano é o monstro do Allianz Parque! Na arena, ele é o dono da melhor média de gols da história, com índice de 0,5 bola na rede por jogo (11 gols em 22 jogos) – completam o top 10: Borja (2º com 0,38 – 19 gols em 50 jogos), Cristaldo (3º com 0,34 – 11 gols em 32 jogos), Leandro Pereira (4º com 0,33 – 7 gols em 21 jogos), Gabriel Jesus (5º com 0,32 – 11 gols em 34 jogos), Deyverson (6º com 0,30 –13 gols em 42 jogos), Rafael Marques (7º com 0,28 – 12 gols em 42 jogos), Barrios (8º com 0,26 – 5 gols em 19 jogos) e quatro atletas empatados em 9º, com 0,25, que são Dudu (33 gols em 127 jogos), Keno (9 gols em 35 jogos) e Alecsandro (6 gols em 24 jogos).

Os 11 gols anotados no Allianz Parque também já colocam Luiz Adriano no top 10 de artilheiros da arena palmeirense, ocupando a 7ª posição, ao lado de Cristaldo, Gabriel Jesus e Bruno Henrique (empatados na 6ª colocação, com 11), e atrás só de Raphael Veiga e Rafael Marques (empatados em 5º, com 12), Deyverson (4º, com 13), Borja (3º, com 19), Willian (2º, com 20) e Dudu (1º, com 33).

GABRIEL MENINO AMPLIA SALDO COMO GARÇOM DO TIME NO ANO E NO BRASILEIRÃO

Antes de entrar em campo, Gabriel Menino somava oito assistências e já era o líder isolado em passes a gol na temporada, seguido de Viña, Zé Rafael e Rony. Com seu nono passe a gol, para o tento de Luiz Adriano, o jogador ampliou ainda mais seu saldo de garçom da equipe. De quebra, ele também ampliou sua vantagem como homem-passe do Verdão no Brasileiro: agora são seis assistências pela competição, seguido de Zé Rafael, com três.

“Um adversário muito difícil, muito rápido. Viemos com uma proposta diferente no segundo tempo, de esperar para buscar o contra-ataque. Eles atacaram bem, mas nos defendemos melhor e conseguimos os três pontos. Agora é focar no próximo jogo”, analisou Gabriel Menino após o duelo.

Antes de a bola rolar nesta noite, no Allianz Parque, inclusive, o camisa 25 entrou em campo com boas estatísticas a seu favor: segundo jogador do elenco em 2020 que mais proporciona chutes a gol, com 52 assistências para finalizações, atrás só de Lucas Lima, com 59 (números do Footstats, que não incluem os passes que resultaram em bola na rede) e primeiro que mais intercepta jogadas adversárias (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho) com 26 intervenções, seguido de Vinã; e ainda no top 5 de jogadores do Palmeiras que mais desarmaram na temporada, na quarta posição com 71 roubos de bola, e no top 5 dos que mais driblam, também na quarta colocação, com 25 fintas completas, ao lado de Gabriel Veron.

Gabriel Menino é a Cria da Academia com mais jogos neste ano (46, contra 37 de Patrick de Paula). Neste segundo semestre, ele chegou a emplacar uma sequência de 17 partidas de titularidade, também a maior de um prata da casa em 2020.