Na Arena Condá, Palmeiras é superado pela Chapecoense

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Jogando fora de casa, na Arena Condá, o Palmeiras foi superado pela Chapecoense pelo placar de 5 a 1, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Verdão deixou o grupo dos quatro primeiros da competição, ultrapassado por Santos e São Paulo.

O time de Santa Catarina, empolgado depois da classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana, começou o jogo impondo velocidade e buscando sempre o ataque. O resultado veio logo aos quatro minutos do primeiro tempo: Camilo cobrou escanteio e Neto subiu para testar no canto esquerdo do gol, sem chances para Fernando Prass. (Chapecoense 1 x 0 Palmeiras)

Aos 15, Egídio foi expulso depois de disputa com o atacante William Barbio, para muita reclamação dos palmeirenses. Mas o juiz foi corrigido por seus auxiliares e o lateral-esquerdo, que já estava a caminho do vestiário, foi chamado de volta a campo. A arbitragem não marcou nem falta no lance. Com a confusão, a partida ficou parada por quase seis minutos.

Mas o jogo era difícil para o Verdão e, aos 22, William Barbio fez grande jogada pela esquerda e tocou para Túlio de Melo na entrada da área. O atacante ajeitou para Camilo, que vinha de trás, bater para o gol e aumentar a vantagem da Chapecoense. (Chapecoense 2 x 0 Palmeiras)

Depois de 25 minutos muito movimentados, o Palmeiras buscava manter a posse de bola e trocar passes com mais calma. A Chape pressionava a saída alviverde e tentava partir para o contra-ataque em velocidade. Aos 31, Arouca sentiu o joelho direito e foi substituído por Andrei Girotto.

O sistema defensivo bem organizado dos mandantes não deixava espaços para os palmeirenses criarem boas chances de finalizar. Porém, mesmo com dificuldades, os paulistas rondavam a área adversária com Dudu, Rafael Marques, Lucas Barrios e Gabriel Jesus, tentando fazer pressão.

Para o segundo tempo, João Pedro voltou no lugar de Amaral, deslocando Lucas para o meio-campo. Os catarinenses continuavam pressionando a saída de bola e dificultando a armação de jogadas dos palmeirenses.

Aos 9, mais uma confusão da arbitragem. Depois de cobrança de escanteio, Túlio de Melo cabeceou para o chão, no canto direito do gol, sem chances para o goleiro Fernando Prass. O bandeira assinalou impedimento e, inicialmente, o gol foi anulado. O árbitro, porém, mudou de opinião e validou o terceiro da Chapecoense. (Chapecoense 3 x 0 Palmeiras)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Dudu marcou o único gol do Palmeiras na partida

Logo em seguida, Lucas levantou bola na área e Rafael Marques desviou. Dudu se esticou e conseguiu empurrar para o gol, diminuindo a vantagem dos mandantes. (Chapecoense 3 x 1 Palmeiras)

Mas a Chapecoense respondeu pouco depois, aos 20. Fernando Prass saiu para defender o chute de William Barbio, mas Apodi ficou com o rebote e marcou o quarto. (Chapecoense 4 x 1 Palmeiras)

O Palmeiras não desistia e buscava diminuir. Aos 28, Rafael Marques mandou uma bomba na direção do gol, obrigando o goleiro Danilo a fazer uma grande defesa. Logo em seguida, o camisa 19 foi substituído por Allione.

A Chapecoense ainda marcou mais um com Ananias, que driblou Fernando Prass e ficou com o gol livre para finalizar. (Chapecoense 5 x 1 Palmeiras)

Apesar da tentativa de pressionar no fim do jogo, o Verdão não conseguiu se recuperar e acabou sofrendo revés na Arena Condá. O próximo compromisso da equipe no Brasileirão é contra a Ponte Preta no Allianz Parque, no próximo dia 14, depois da parada de dez dias no campeonato por conta dos jogos da Seleção.

Escalação: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Amaral (João Pedro), Arouca (Andrei Girotto) e Rafael Marques (Allione); Dudu, Gabriel Jesus e Lucas Barrios.

Cartões amarelos: Andrei Girotto, Fernando Prass, Egídio, Jackson e Gabriel Jesus

Gols

Chapecoense: Neto (4’ – 1º Tempo), Camilo (22’ – 1º Tempo), Túlio de Melo (9’ – 2º Tempo), Apodi (20’ – 2º Tempo), Ananias (41’ – 2º Tempo)

Palmeiras: Dudu (13’ – 2º Tempo)