Na China, Sub-16 do Palmeiras estreia nesta segunda na Future Cup

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Sub-16 do Palmeiras conheceu seus adversários na primeira fase da Future Cup, torneio internacional disputado em Hohhot, na China. O time está no Grupo B e estreia nesta segunda-feira (24), às 14h (horário local), contra o Dianliu Jinan, da província de Shandong. O torneio faz parte de uma excursão de três semanas da delegação alviverde à China, um dos mercados mais emergentes do futebol mundial.

Além do Verdão, completam o grupo B Hohhot, Zhangzhou e Shengle Mongolian Sheep FC, todos chineses. No Grupo A estão Beijing Guoan, Hangzhou Sports, Bayan Nur 2, Bayan Nur 5 (China) e Ulanbator Be Forward (Mongolia). Após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois primeiros colocados disputam a grande final na próxima segunda-feira (31).

Está é a terceira edição do torneio, que conta com a presença de clubes de países como Rússia, República Tcheca e Coreia do Norte – também é disputado nas categorias Sub-18, Sub-14 e Sub-10. Os jogos serão realizados no complexo esportivo do Shengle Mongolian Sheep FC, principal polo de desenvolvimento do futebol na região da Mongólia Interior, no norte da China.

O ex-volante Edmilson, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, será o patrono da competição. O Verdão foi convidado a participar do torneio pela Federação Paulista de Futebol como campeão do Paulista Sub-15 do ano passado (atletas que atualmente integram o Sub-16). Além de internacionalizar a marca do clube, a viagem também tem como objetivo aproximar os atletas dos costumes, do idioma e da cultura milenar chinesa.

“É o terceiro torneio que fazem nessa região da China, eles têm investido no futebol. A importância do Palmeiras vir aqui é a de semear, trabalhar esse início do desenvolvimento do futebol. Com certeza vai agregar muito para eles. É importante nós, como brasileiros, virmos aqui e demonstramos nosso talento. O Sub-16 do Palmeiras é forte, campeão paulista sub-15 no ano passado. Ficamos felizes e torço para que o Verdão seja campeão”, afirma Edmilson, com passagem pelo Palmeiras em 2009.

No ano passado, a categoria Sub-16 realizou outra viagem à China em um intercâmbio cultural e esportivo. Na ocasião, o Alviverde disputou amistosos contra times da região e participou de uma série de palestras na Universidade da província de Hubei. Em 2011, a equipe B do clube também foi à China e inaugurou o Taiyuan City Stadium, estádio com capacidade para 75 mil espectadores, em uma partida amistosa contra a Seleção Olímpica chinesa, em Taiyuan.

Viagens internacionais na base

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão foi a sete países: Espanha, Suíça, México, Japão, China, França e Itália.

[album]