No Ano Novo, Palmeiras divulga vídeo-manifesto em favor do respeito às diferenças

Ciente da sua responsabilidade perante a torcida, associados e a sociedade em geral, o Palmeiras apresenta neste início de ano a campanha “Palmeiras de Todos”. Anunciado no primeiro minuto do dia 01 de janeiro de 2020, o vídeo é um manifesto do clube em favor do respeito às diferenças e contra qualquer tipo de preconceito.

“A sociedade deve ser educada para conviver com a diversidade e procuramos cumprir com o nosso papel dentro deste contexto. Todos devem ser tratados com respeito, sem distinção de qualquer natureza e preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação”, afirmou Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras. “Somos uma Sociedade Esportiva e sabemos do enorme potencial que o esporte tem para formar cidadãos, promover valores e multiplicar atitudes e comportamentos responsáveis”, completou o mandatário da SEP.

Vale destacar que o Maior Campeão do Brasil, fundado em 1914 como Palestra Italia, precisou mudar de nome em 1942 devido à Segunda Guerra Mundial – foi obrigado a retirar a palavra “Itália” de seu nome e, então, passou a ser Palmeiras por conta de pressões étnicas. Portanto, o Verdão, um clube genuinamente brasileiro e com raízes italianas, deu uma lição, dentro e fora de campo, de como superar as adversidades e passou a ser um espelho de clube agregador.

A campanha “Palmeiras de Todos” faz parte de um amplo programa de sustentabilidade da SEP, que vem tomando forma através da consolidação de diversas ações sob uma única marca: “Por Um Futuro Mais Verde”. Para a consolidação do programa, foram definidos três pilares de atuação, todos voltados para a sustentação do clube e do mundo no qual está inserido:

 – Econômico-Financeiro: a sustentação financeira do Palmeiras através de boas práticas de gestão e governança, indispensáveis para sua prosperidade e perenidade;

 – Social: a prática esportiva para a promoção de valores e formação de cidadãos, o apoio à inúmeras ações de conscientização voltadas para a saúde e bem estar, como o Outubro Rosa e Novembro Azul; e o respeito às diferenças, através de iniciativas como a campanha “Palmeiras de Todos”;

 – Ambiental: Estímulo às atitudes e comportamentos responsáveis de seus colaboradores, associados, torcedores e da sociedade em geral em relação às escolhas cotidianas de consumo, descarte, hábitos de vida e nossa interação com o meio ambiente.

VÍDEO DA CAMPANHA

O vídeo-manifesto, produzido pelos departamentos de Marketing e Comunicação do Palmeiras, tem exatamente 1min e 24seg de duração e é narrado por Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas, que conquistou o prêmio FIFA Fan Award em 2019. A emocionante narrativa traz o conceito de que o Palmeiras nasceu das diferenças e que dentro da Torcida que Canta e Vibra, como diz no hino, não há espaço para o desrespeito!

RELEMBRE A ATUAÇÃO DO PALMEIRAS EM CAUSAS SOCIAIS DIVERSAS:

TORCEDORES DO FUTURO

Cantar, vibrar e incluir. O projeto Torcedores do Futuro, fruto de uma parceria entre o Palmeiras e a Crefisa/FAM, coloca em prática a inclusão social tendo o esporte como principal plataforma. Periodicamente, escolas públicas são selecionadas pela Coordenadoria da Educação do Município de São Paulo para levar jovens e adolescentes aos jogos do Verdão no Allianz Parque. Os pequenos estudantes são escolhidos pelos professores de Educação Física, que levam em consideração o gosto pelo esporte e o bom comportamento.

CRIANÇAS ESPECIAIS

Na Família Palmeiras, todo mundo é igual! Por isso, o Maior Campeão do Brasil e seus vários parceiros, entre eles o Instituto Olga Kos (que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, sobretudo Síndrome de Down), promovem a inclusão social por meio de diferentes ações ao longo do ano, como dias memoráveis na Academia de Futebol e em jogos no Allianz Parque, leilão de camisas e experiências de realidade virtual, entre outras. Conheça o trabalho do nosso parceiro: http://www.institutoolgakos.org.br.

PESSOAS DESAPARECIDAS

“Desaparecimento é pior do que a morte”. É assim que familiares descrevem a angústia de um sério problema que aflige milhares de brasileiros. Diariamente, inúmeros casos de desaparecimento de pessoas são reportados nas delegacias de todo o país, desde crianças até idosos, e o Palmeiras entrou nesta causa para divulgar o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD) e pelo Movimento Mães da Sé. Saiba mais sobre esse problema e ajude você também: www.maesdase.org.br.

CAMPANHA DO AGASALHO

O Palmeiras participa todos os anos da Campanha do Agasalho por meio das suas lojas oficiais e suas dezenas de consulados espalhados por todo o país, disponibilizando diversos pontos de recolhimento de roupas e peças de vestuário a serem doadas a pessoas necessitadas e entidades filantrópicas.

INGRESSO SOLIDÁRIO

Nos jogos da equipe feminina de futebol do Palmeiras em Vinhedo-SP, o clube promove uma troca de ingressos solidária em parceria com a prefeitura da cidade. Para assistir às Palestrinas, os torcedores adquirem o bilhete cedendo um quilo de alimento ou um litro de leite, itens que são destinados ao Fundo Social de Solidariedade. As doações são convertidas em cestas básicas destinadas a famílias carentes cadastradas no programa. Em 2019, foram arrecadadas mais de quatro toneladas de mantimentos.

PERIQUITOS EM REVISTA

Realizado anualmente desde 1954, o Periquitos em Revista é um espetáculo artístico beneficente dos patinadores do Palmeiras que ajuda diversas entidades a prover recursos em prol de crianças carentes e outros projetos assistenciais. A iniciativa, que foi a primeira grande ação social de um clube de futebol em todo o mundo, ganhou o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1968, por meio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

RESPIRE AGOSTO

Realizada sempre no mês de agosto e idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, a campanha Respire Agosto busca alertar e informar sobre a prevenção do câncer de pulmão, que tem crescido anualmente entre indivíduos não fumantes. A incidência global da doença pode chegar a 1,8 milhão de novos casos por ano, sendo o tumor que mais mata no mundo. A iniciativa também reforça a importância do acompanhamento médico, pois, assintomática em fases iniciais, a doença pode ser diagnosticada em qualquer pessoa e em qualquer idade. Quer saber mais? Acesse: www.ladoaladopelavida.org.br.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo alerta sobre a prevenção e o combate à depressão e ao suicídio no Brasil – de acordo com a Organização Mundial da Saúde, um brasileiro tira a própria vida a cada 45 minutos, ou seja, são 32 mortes por dia. O Palmeiras apoia a causa com diversas ações que incentivam a identificação de pessoas em situação de risco e também oferecendo-lhes ajuda. Precisa conversar? Ligue 188 ou acesse http://www.cvv.org.br.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa, movimento social realizado no mundo inteiro, visa alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o mais comum entre o sexo feminino. Com ações de conscientização durante todo o mês e exames gratuitos desde 2015, o Palmeiras já ajudou dezenas de pessoas a descobrir a existência do tumor, facilitando o tratamento das pacientes.

NOVEMBRO AZUL

Muita coisa pode acontecer depois dos 45. Mas as piores podem ser evitadas! O Palmeiras apoia anualmente o movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, um problema corriqueiro entre adultos do sexo masculino. São ações de conscientização para reforçar a necessidade de se fazer o exame após os 45 anos de idade.